Previous
Next

‘Voltei para casa na quarta e não saí mais’, diz paciente de Laguna com Covid-19

Com voz tranquila e expressando descontentamento, o 12º paciente de Laguna com diagnóstico confirmado para contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) falou com exclusividade à reportagem do Portal Agora Laguna e comentou abertamente sobre as mensagens que circularam na tarde desta quinta-feira, 14, afirmando que ele estaria caminhando livremente por ruas da comunidade de Ponta das Pedras, onde mora.

Rafael Fernandes tem 38 anos e, segundo a mãe Vanilda Fernandes, 72, procurou uma clínica em Criciúma. Na instituição, foi orientado a fazer o exame para coronavírus antes de ingressar no local. O teste foi feito em Tubarão e confirmou o diagnóstico quando Fernandes já estava na cidade da região Carbonífera.

“Voltei para casa na quarta-feira e não sai mais”, afirma Fernandes, que, como medida padrão de segurança, foi transportado para a residência em ambulância preparada para este fim — a clínica não tinha lugar específico para isolamento, por isso foi trazido para Laguna. O jovem diz que está seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde e que a mãe e a irmã estão em outra casa, para evitar contaminação.

Ouça: ‘Não quero que fiquem chateados comigo’, diz paciente

Também compartilhando do sentimento de descontentamento, Vanilda, que testou negativo para a doença, lamentou toda a situação. “Ele está bem, não tem nenhum sintoma. Apenas fez exame porque tinha que fazer, se não, estaria por aí sem saber […] Tem um povinho que gosta de denegrir a imagem dos outros. Ele é um ser humano e qualquer um pode passar por isso, e ele vai sair mais forte do que essa”.

A Vigilância Epidemiológica de Laguna monitora Fernandes. O período de quarentena estipulado para ele encerra em 22 de maio. “Depois vão vir aqui me buscar para fazer novo exame e garantir [que estou curado]”, frisa.

Nas entrevistas ao Portal Agora Laguna, tanto a mãe, quanto o filho, reafirmaram que as informações divulgadas de que ele teria violado o isolamento e andado pelas ruas da comunidade não procedem.

“Queria dizer para tomar os cuidados que tiverem que ser tomados. Quem tá [sic] postando essas fotos aí, que não são de agora, não caia nessa. Eu estou fazendo tudo o que me pediram pra fazer. Não quero que ninguém fique chateado comigo. Está tudo bem”, finaliza o paciente.

Ouça: ‘Ele está bem, não tem sintomas’, afirma mãe