LÁ EM BRASÍLIA procura-se um ministro que não defenda o isolamento social, mas sim que oriente a população para sair para as ruas com a abertura vertical de todos os setores. Nosso presidente infelizmente continua na contramão do bom senso de responsabilidade para com todos. Foi assim e lá me despeço do novo ministro: TEICHal.

Vinícius, Valdete e Victoria, em foto feita antes da pandemia (Imagem de arquivo pessoal)

AS FAMÍLIAS que venceram o coronavírus merecem nosso respeito em nossa cidade. Não é diferente onde a mãe Valdete conviveu de perto com o esposo Vinícius e a sua filha Vitória, ambos confirmados com a Covid-19, história contada aqui pelo Agora Laguna. Os cuidados e isolamentos foram fundamentais para que ambos já se encontrem na condição de curados em Laguna.

QUEIMADAS em terras da Praia do Gi são constantes e infelizmente deve ter alguém com espírito de Nero colocando fogo nessa vegetação que sofre com a falta de chuva. Bombeiros são acionados com frequência e em muitas dessas ocorrências a força do fogo é bem maior que a capacidade de combate.

Divulgação / Agora Laguna
Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

ENTRE TAPAS e beijos seguem as obras do acesso Norte. Tem muitas conversas paralelas, cada um defendendo a sua parte nessa obra tão esperada por muitos. A semana passou com mais um pagamento confirmado e seguimos na expectativa da entrega da obra antes do prazo. Uma coisa é certa: ainda vamos escutar muitas histórias ao final de tudo, principalmente antes do período de votação no próximo pleito.

EM MEIO A PANDEMIA tem uns e outros andando como se tivessem a passeio nas ruas no Centro Histórico e se o comerciante cobra a falta de máscara é capaz de escutar desaforos. Lamentável tudo isso! Torno a alertar, vamos pagar por essa irresponsabilidade lá na frente. Isso mesmo, nós vamos pagar “juntos”, pois dependemos uns dos outros e infelizmente muitos estão deixando de fazer a sua parte mantendo todos os cuidados necessários nesse momento. Perderam a noção de isolamento quando possível, de distanciamento em filas, do uso de máscaras, da higienização necessária e por aí em diante. Depois não adianta reclamar, se as restrições voltarem com os índices de isolamento cada vez mais baixos.

Foto: PMA/Agora Laguna

PAPO AMARELO: Foi a espécie de jacaré encontrado pelo Deputado Felipe Estevão e sua esposa Sibele, durante o final de tarde na avenida João Marronzinho. Avisados por eles a Polícia Militar Ambiental recolheu o animal e devolveu a um lugar seguro.

POLÍTICA & POLÍTICOS: Continua tímida, porém, aquecida por baixo dos panos. Em nossa cidade não é diferente; de uma hora para outra vão estar lado a lado disputando os votos dos eleitores em meio a propagação do vírus. Os picos assim como os acertos entre partidos continuam sendo adiados, mas uma hora chega e assim poderemos ver de fato quem vai com quem. Velhos conhecidos da política esse ano prometem disputar a vaga para prefeito em nossa cidade, assim como na casa do povo.

SEGUE A CONVERSA sobre a UTI em nossa cidade, agora com a aprovação do dinheiro guardado da iluminação pública somado aos recursos da Saúde, para podermos ver a estrutura pronta. Somente após essa fase, começam as novas batalhas para manter, e só assim, ter de fato funcionando, o que nunca ocorreu. Sem recursos municipais a briga passa a ser com o Estado e governo federal para que ambos possam mensalmente suprir os gastos que não são poucos. Agora, é aguardar essa briga que promete ser longa. Já falei, sem união dos poderes fica cada vez mais complicado essa realidade. Só acho que nosso município sem ajuda não tem condições de assumir um gasto que é muito alto.

Foto: Agora Laguna

NA PRAIA DO GI estão usando aquele belo espaço para descartar entulhos de todos os tipos. Quem observou de longe afirma que foram caminhões que carregam tele-entulhos. Uma coisa é certa, se for confirmado pela fiscalização merecem pagar caro a esse dano à natureza. Vamos aguardar.

Divulgação

PEQUENO LAGUNENSE: Não é de hoje que a Fundação Irmã Vera vem fazendo um belo trabalho na área social. Agora através do projeto ‘Pequeno Lagunense’ estão arrecadando itens de bebê para doar às gestantes carentes do município. Desta forma, doam kit enxoval, berços e outros itens as mamães. Vale a pena colaborar doando. Parabéns ao Walmor e à sua equipe.

ANTIGO PAM no bairro Magalhães parece que agora vai ser reformado ao custo de R$ 507 mil reais com recursos da Secretaria Municipal da Saúde. As promessas já foram várias, principalmente de antigos gestores da pasta. Abandonado há bastante tempo já foi alvo de furtos e depredação. Nessa semana o prefeito Mauro Candemil em vídeo afirmou que após reformado deverá ser reutilizado pela Secretaria de Saúde, SAMU, entre outros órgãos da pasta. Parece que agora está tudo certo, projeto, recursos e até o edital deve ser feito em breve. Vamos aguardar, e quem sabe, registrar se tudo sair dentro do previsto.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

O MOMENTO É DE UNIÃO: Essa briga “política” em meio a essa pandemia só prejudica a população, quer brasileira, catarinense e até dos municípios. Vamos deixar de lado certos descontentamentos com aqueles que estão ao nosso lado, ou mesmo com aqueles que começaram a levantar outras bandeiras até partidárias. Temos que pensar no coletivo, no bem que podemos fazer uns pelos outros nesse momento de “saúde coletiva”. Vamos torcer para que a justiça puna culpados, mais aqueles que realmente estão na contramão se usando desse momento para se beneficiar, se assim for provado. Não podemos é gerar crises em cima de crises em uma população apavorada com tudo que estamos passando. Vamos procurar ser o mais coerente possível para que tudo passe logo.

O PODER DO VÍRUS ainda é desconhecido por todos. A cada dia um novo fato relacionado ao que esse desconhecido é capaz de fazer com o corpo humano e a luta para fazer um isolamento dele e consequentemente vacinas mais do que necessárias. Não temos cura nem remédios 100% eficazes para amenizar seus efeitos. Minha opinião é que contaminados estão sendo testados a cada dia em busca de algo confiável. Por isso é importante se manter longe, em casa quando possível por um maior tempo possível; se sair tenha os cuidados necessários principalmente de distanciamentos e meios de higienização. Faça a sua parte por mim, que eu faço a minha por você, é o mínimo necessário nesse momento.


ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.