Foto: Divulgação

A sexta-feira 22, amanheceu com nebulosidade e chuva em Laguna, já nas primeiras horas do dia. E deve seguir assim, segundo previsão da Epagri/Ciram. Uma frente fria em deslocamento por Santa Catarina vai deixar o céu com muitas nuvens e chuva, com risco de temporais localizados com chuva forte, granizo e ventania (rajadas acima de 60km/h), começando no Oeste, estendendo-se as demais regiões no decorrer do dia. Totais de chuva previstos de 40 a 60 mm em média.

No sábado e domingo, dias 23 e 24, a temperatura entra em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. Desta vez, a diminuição de temperatura ocorre com a presença de muita umidade em Santa Catarina, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, com possibilidade de neve e/ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul, entre a noite de sábado e madrugada de domingo.

Na próxima semana (25 a 27/05) o tempo fica estável e frio, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700 m), com formação de geada. No Litoral a temperatura também será baixa, com mínima de 4°C a 8°C.

Mar agitado

Um ciclone extratropical no litoral sul do Rio Grande do Sul associado a frente fria, causa vento forte e persistente com agitação marítima começando no litoral do RS e estendendo-se ao litoral de SC. Entre a noite de sábado e a tarde de segunda-feira (23 a 25/05) o vento de sudoeste e sul com rajadas de 60 a 80 km/h na área oceânica catarinense ao sul de Itajaí deixa o mar muito agitado a grosso, com picos de onda de 3 a 4 metros, mais altos ao Sul de Florianópolis e afastado da costa. Há risco de ressaca e as condições serão desfavoráveis à navegação, sobretudo de pequenas e médias embarcações.

Em Laguna

Sextamínima 17ºC e máxima 23ºC – encoberto com chuva;
Sábadomínima 14ºC e máxima 22ºC – nebulosidade variável e chuva isolada;
Domingomínima 10ºC e máxima 19ºC – ensolarado;
Segunda: mínima 8ºC e máxima 22ºC – ensolarado;

Veja os detalhes

Sexta-feira (22/05):
Tempo: instável com chuva e trovoada em SC. Totais de chuva mais elevados do Oeste ao Planalto. Risco de temporais localizados!
Temperatura: diminuiu devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: nordeste a noroeste, virando para sudoeste no Oeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

Sábado (23/05):
Tempo: no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, predomínio de nuvens e condição de chuva fraca. No Litoral e norte do estado, mais nuvens e chuva fraca na madrugada e início da manhã, melhorando com sol no decorrer do dia.
Temperatura: em declínio, a mínima ocorrerá à noite. Pequena chance de neve e/ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: oeste a sudoeste, moderado com rajadas mais fortes no Planalto Sul e Litoral.
Sistema: frente fria afasta-se de SC e uma intensa massa de ar frio de origem polar chega ao Sul do Brasil. Ciclone extratropical no litoral do RS favorece a entrada de umidade no oeste e sul de SC.

Domingo (24/05):
Tempo: madrugada e amanhecer mais nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia, tempo estável com sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa em todo o estado. Na madrugada pequena chance de neve e/ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral na madrugada e manhã.

Segunda e Terça-feira (25 e 26/05):
Tempo: estável e ensolarado em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa em todo o estado, com formação de geada nas áreas altas (acima de 700 m) na madrugada e amanhecer.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.