Saiba como será a trezena de Santo Antônio dos Anjos em 2020

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Os treze primeiros dias de junho em Laguna são consagrados a Santo Antônio dos Anjos, uma tradição centenária da comunidade católica lagunense, que também é parte importante do cenário cultural do Sul catarinense e atrai, ano a ano, centenas de fiéis para a cidade juliana, para pedir proteção ao padroeiro do município.

Em 2020, a trezena vai acontecer de uma forma completamente diferente: sem a presença de público. A pandemia do novo coronavírus impôs sérias restrições à realização de eventos com aglomeração de público. Na região, desde março, todas as celebrações religiosas estão canceladas e mesmo com a liberação do governo estadual para a realização de missas e cultos, a Diocese de Tubarão optou por manter a suspensão até segunda ordem.

Para os fieis de Santo Antônio não ficarem órfãos da realização das celebrações, a paróquia e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos planejaram uma programação religiosa online.

De 1º a 12 de junho, às 19h, os festeiros de 2020 – que também ficarão a cargo da festa em 2021 – farão transmissão pelas mídias sociais da paróquia de devocionais, em conjunto com o padre Lenoir Steiner Becker. Fotos e vídeos de celebrações de anos anteriores serão publicadas como uma forma de recordação.

Dia do padroeiro

Sábado, 13 de junho, é feriado municipal consagrado ao padroeiro. Às 7h, está prevista a alvorada de Santo Antônio com uma carreata partindo das comunidades da Madre, Farol, Praia do Sol e Nova Fazenda, até a igreja matriz.

A carreata será saudada na chegada às 9h30 por uma apresentação da Sociedade Musical União dos Artistas e dos cantores Gero Perito e Neusa Preuss. A partir desse mesmo horário, a imagem do santo protetor será exposta em frente à matriz para visitação dos fiéis – com respeito às normas de prevenção ao coronavírus. Durante todo o dia, acontece a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.

A programação será concluída a partir das 17h, com procissão motorizada solene com a imagem do padroeiro percorrendo as principais ruas do perímetro urbano do município. Uma hora depois, na chegada da imagem, está prevista apresentação da Sociedade Musical Carlos Gomes.

A tradicional missa em honra a Santo Antônio acontece às 19h, mas sem a presença de público, contando com transmissão pelo Portal Agora Laguna pelo Facebook, e às 20h, será rezado o terço em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

Notícias relacionadas