Saiba como será a trezena de Santo Antônio dos Anjos em 2020

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,196 visualizações,  12 views today

Os treze primeiros dias de junho em Laguna são consagrados a Santo Antônio dos Anjos, uma tradição centenária da comunidade católica lagunense, que também é parte importante do cenário cultural do Sul catarinense e atrai, ano a ano, centenas de fiéis para a cidade juliana, para pedir proteção ao padroeiro do município.

Em 2020, a trezena vai acontecer de uma forma completamente diferente: sem a presença de público. A pandemia do novo coronavírus impôs sérias restrições à realização de eventos com aglomeração de público. Na região, desde março, todas as celebrações religiosas estão canceladas e mesmo com a liberação do governo estadual para a realização de missas e cultos, a Diocese de Tubarão optou por manter a suspensão até segunda ordem.

Para os fieis de Santo Antônio não ficarem órfãos da realização das celebrações, a paróquia e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos planejaram uma programação religiosa online.

De 1º a 12 de junho, às 19h, os festeiros de 2020 – que também ficarão a cargo da festa em 2021 – farão transmissão pelas mídias sociais da paróquia de devocionais, em conjunto com o padre Lenoir Steiner Becker. Fotos e vídeos de celebrações de anos anteriores serão publicadas como uma forma de recordação.

Dia do padroeiro

Sábado, 13 de junho, é feriado municipal consagrado ao padroeiro. Às 7h, está prevista a alvorada de Santo Antônio com uma carreata partindo das comunidades da Madre, Farol, Praia do Sol e Nova Fazenda, até a igreja matriz.

A carreata será saudada na chegada às 9h30 por uma apresentação da Sociedade Musical União dos Artistas e dos cantores Gero Perito e Neusa Preuss. A partir desse mesmo horário, a imagem do santo protetor será exposta em frente à matriz para visitação dos fiéis – com respeito às normas de prevenção ao coronavírus. Durante todo o dia, acontece a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.

A programação será concluída a partir das 17h, com procissão motorizada solene com a imagem do padroeiro percorrendo as principais ruas do perímetro urbano do município. Uma hora depois, na chegada da imagem, está prevista apresentação da Sociedade Musical Carlos Gomes.

A tradicional missa em honra a Santo Antônio acontece às 19h, mas sem a presença de público, contando com transmissão pelo Portal Agora Laguna pelo Facebook, e às 20h, será rezado o terço em honra ao Sagrado Coração de Jesus.