Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

O acesso Norte via Barbacena está a 200 metros de se conectar com a BR-101 e prestes a iniciar a pavimentação na rua conhecida como ‘Granja’, em Barbacena. A obra, uma das mais aguardadas pela comunidade da região Norte de Laguna, iniciou em fevereiro e agora tem prazo para conclusão da colocação asfáltica: 30 de maio.

A data foi anunciada pelo prefeito Mauro Candemil (MDB) em seu perfil em uma rede social. O chefe do Executivo acompanhou equipes da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) que estiveram no ponto de encontro do acesso Norte com a rodovia federal, para fazer estudos de um projeto de entroncamento.

O projeto se tornou necessário após uma reunião com a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), em Tubarão, realizada há quinze dias. O encontro serviu para verificar sobre de quem seria a responsabilidade pelo trecho.

“A área não faz parte da faixa de domínio do DNIT. A prefeitura ficou de apresentar um projeto do entroncamento”, esclareceu a assessoria de imprensa do departamento. Esses não foram os únicos pontos que preocuparam a realização da obra. Na última semana, a Celesc esteve fazendo a transferência de postes e a Casan, fez a adequação de rede de abastecimento.

Foto: Hector Candemil

Trecho da linha férrea sem asfalto

Uma pendência entre a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e a prefeitura de Laguna ainda não resolvida vai deixar um pequeno trecho do acesso Norte via Barbacena sem asfalto. Isso porque a pavimentação passa sobre linha férrea e existem questões de segurança a serem observadas em uma obra como essa.

Apesar de em outras cidades, como Capivari de Baixo e Tubarão, terem estradas onde o asfalto é aplicado junto à linha férrea, sem necessidade de continuar com o trecho sem pavimentação, isso não poderia ser feito em Laguna, segundo a FTC. A ferrovia considera o trecho como um pátio de manobra.

“Nenhuma das passagens citadas situa-se em um pátio de manobra com mais de uma linha férrea como em Barbacena. Algumas passagens existentes com uma única linha, que estão consolidadas há muito tempo, estão sendo melhoradas e outras que oferecem riscos aos transeuntes estão sendo eliminadas”, explicou a ferrovia, em resposta a questionamentos feitos pela reportagem.

A concessionária disse que “entende que a obra é importante para o desenvolvimento da região, mas se obriga, pelo que está estabelecido no contrato de concessão firmado com a União, de salvaguardar a segurança da operação ao longo de toda malha ferroviária”. A FTC aponta também que mantém contato permanente com a prefeitura sobre a situação.

“Está se estudando junto ao município contratar um projeto de uma passagem superior (viaduto) para resolução da questão, a exemplo do que existe, atualmente, no entroncamento da SC-436, atual acesso principal de Laguna”, adiantou a FTC. O prefeito Mauro Candemil (MDB) refuta a possibilidade. “É um verdadeiro absurdo”, dispara. “Ter que fazer um viaduto que custa em torno de R$ 15 milhões… a prefeitura não tem esse recurso, nem o governo estadual, nem o federal. É um valor muito expressivo”.

De acordo com Candemil, apenas a faixa de segurança no entorno dos trilhos não será asfaltada, para evitar penalidade judicial. “Fica mantido o terreno natural, condição que a FTC nos fez – um absurdo […] [mas] temos que respeitar. Infelizmente, acho que poderia autorizar aquele trecho e fazer as medidas de contenção”.

Ouça: entrevista do prefeito Mauro Candemil