Médica Tatiana Blosfeld assume presidência do hospital de Laguna

Arquivo pssoal

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, tem nova presidente. A gestão hospitalar passou a ser comandada pela médica Tatiana Mansur Blosfeld, após o cirurgião Fernando Henrique Pache ter renunciado, semanas atrás, ao cargo que assumiu no ano passado. Até então, ela era vice-presidente da entidade.

Pache ficou um ano no cargo. O médico teve que deixar a presidência por ter sido anunciado pré-candidato a vereador pelo DEM e o regimento interno da instituição tem dispositivos que impediram sua permanência no cargo. “Pedi inicialmente afastamento, mas teve que ser uma renúncia. Porém, a equipe continua e vai ser a mesma que nós contratamos”, explica o agora ex-presidente.

A nova gestão assumiu em março do ano passado o hospital de Laguna e passou por situações caóticas nos primeiros meses, enfrentando uma greve e convivendo com poucos recursos em caixa. Isso levou ao diagnóstico de inviabilidade por uma empresa de auditoria contratada para avaliar a saúde financeira da instituição, que ficou semanas atendendo apenas urgência e emergência.

“Foi difícil, mas colocamos no rumo certo. Saímos sem ver colhidos todos os frutos, mas a instituição mudou muito e os números mostram isso”, avalia Pache. “Temos um hospital com uma estrutura completamente sucateada com poucos recursos para investimento e estamos seguindo nosso plano de retomada do crescimento. Ano passado foi um ano de intenso trabalho em busca de novas verbas para investimento e as sementes que plantamos devem trazer frutos ainda nesse ano”, acrescenta a nova presidente.

Na visão da médica, atualmente, o hospital está estabilizado financeiramente com recursos que permitem cobrir as despesas mensais de manutenção. “Nosso grande problema ainda é a dificuldade que temos com o pagamento de dívidas contraídas no passado. Por exemplo, temos empréstimos bancários para pagar que sufocam nosso caixa, além de parcelamentos com fornecedores, prestadores de serviço e acordos trabalhistas que ainda estamos pagando e isso tem sobrecarregado”.

A médica se torna presidente do hospital em um dos momentos mais críticos da saúde mundial com a pandemia do novo coronavírus, ao passo em que tem a possibilidade de abertura dos dez leitos de terapia intensiva (UTI) para ajudar, justamente, no combate da doença.

“É um momento desafiador, mas vejo com bons olhos. Temos uma equipe sólida, bem formada, que vai continuar trilhando os mesmos objetivos”, observa. Mas o principal desafio, ainda, é conseguir aliviar o caixa do hospital para que a instituição possa respirar financeiramente. “A meta a curto prazo é angariar mais recurso para pagar essas dívidas e fazer melhorias na estrutura existente do hospital”, adiantou a médica.

Conheça a nova presidente

Natural de Rio Grande (RS), mas com boa parte da infância e adolescência vivida na região Norte de Santa Catarina, Tatiana Mansur Blosfeld, 37, é formada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especializada em ultrassonografia no Centro de Ensino em Tomografia, Ressonância e Ultrassonografia (Cetrus), em São Paulo (SP).

Veio para Laguna há sete anos e desde então faz parte da equipe do hospital de Laguna, onde chegou a ser diretora técnica da instituição. Ela também já atuou em outras instituições hospitalares da região.