Lixo em praça contrasta com beleza do Centro Histórico de Laguna

Ultimamente a beleza do Centro Histórico de Laguna vem contrastando com a imagem nada agradável de sacos de lixo espalhados em praças e ruas em pleno horário comercial, sendo que a coleta acontece sempre no final do dia.

Na manhã desta terça-feira, 19, fotos foram enviadas à redação do Agora Laguna mostrando grande quantidade de lixo depositada na praça Jerônimo Coelho. O local havia sido limpo horas antes por equipes da Frente de Trabalho da Fundação Irmã Vera. “É questão de conscientização, pois limpamos todos os dias as praças do Centro a partir das 5h da manhã e nos entristece quando vemos uma situação dessas”, lamenta o presidente da entidade, Valmor Packer.

Diariamente cerca de seis colaboradores da prefeitura limpam as praças e pontos turísticos da cidade. A empresa Louber, responsável pela coleta de lixo em Laguna, realiza o trabalho de recolhimento de segunda a sexta, sempre próximo às 18h. Já aos sábados, a coleta ocorre por volta das 12h30, perto do fechamento do comércio. “Precisamos que os moradores e empresários, depositem seus lixos no horário mais próximo possível da passagem do caminhão. Nossa cidade é tão linda, não podemos conviver com esse descuido”, finaliza Packer.

Em 2018 a prefeitura de Laguna já alertava sobre esse problema e já buscava alternativas para solucionar o impasse. Campanhas educativas foram iniciadas, mas sem o efeito desejado. Além disso, cães acabam rasgando os sacos e espalhando os resíduos nas vias públicas.

Dicas para manter o Centro Histórico limpo

– Jogue o lixo no máximo uma hora antes da passagem do caminhão. Isso evita que atraia animais.

– Não jogue lixo na rua após a passagem do caminhão. Colocar o lixo na esquina de um dia para outro não funciona. Isso estimula outras pessoas a colocarem lixo na rua e atrai animais.

– Lixo na rua atrai mais lixo. Pessoas de fora se sentem à vontade para jogar lixo onde já está sujo.

– Ações feitas pelos próprios moradores costumam ser respeitadas pelos vizinhos. Ajude a acabar com pontos viciados.

– Entulho é de responsabilidade de quem produz. Descarte este material em locais adequados.

– Mantenha limpas as lixeiras.