Laguna tem dois novos casos suspeitos de coronavírus, segundo prefeitura

Laguna não registrou nenhum novo caso confirmado de coronavírus (Sars-CoV-2) nas últimas 24 horas, segundo boletim diário da prefeitura divulgado no fim da tarde desta terça-feira, 19.

Os números registrados apresentam mais dois novos casos suspeitos, totalizando cinco pacientes, ou seja, já realizaram a coleta de material e agora aguardam resultado dos exames encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC), em Florianópolis.

As coletas foram realizadas no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, segundo a prefeitura. Além disso, três novos casos foram notificados, passando dos 172 ontem, para 175 nesta terça-feira, 19. Desses, 153 já são considerados descartados para a doença desde o início da pandemia. Segundo o novo relatório, dos 17 pacientes confirmados com a Covid-19, um total de 11 já são registrados como curados, sem apresentar nenhuma alteração se comparado com os dados de segunda-feira.

Os números registrados oficiais contabilizam também os exames feitos por laboratórios particulares, que devem notificar a Vigilância Epidemiológica quando saem os resultados, segundo a prefeitura.

Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 5.413 casos e 91 óbitos por Covid-19

O Governo do Estado relatou que há um total de 5.413 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 3.072 se curaram e 2.250 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em pronunciamento nesta terça-feira, 19. A doença respiratória já causou 91 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,7%.

Os seis óbitos mais recentes são de três mulheres, sendo uma moradora de Joinville, de 89 anos, uma de Chapecó, de 81, e uma de Navegantes, 46, e três homens, um paciente de 47 anos de Urussanga, um morador de Concórdia de 83 e um de Joinville, 76. Todos apresentavam comorbidades.

A lista das cidades que já têm pelo menos um caso confirmado agora tem 174 municípios. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 é Chapecó, que registra 597 casos, seguido por Florianópolis (519), Blumenau (480), Joinville (320), Criciúma (307), Concórdia (276), Itajaí (206), Balneário Camboriú (223), Navegantes (170) e Braço do Norte (108).

Um total de 111 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas redes pública e privada em Santa Catarina, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (36) e suspeitos (75). Atualmente, o Estado está com 57,7% dos leitos gerais de UTI SUS ocupados.

Divulgação / PML