Previous
Next

Laguna recebe doses de vacina contra meningite

Divulgação

Incluída em abril no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina conjugada contra a meningite (ACWY) começou a ser distribuída para a rede pública de Santa Catarina e já está disponível nos postos de saúde municipais de Laguna com sala de imunização.

A ACWY imuniza contra as doenças meningocócicas (meningite e meningococcemia) causadas pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y. A imunização é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade, em dose única.

“Os adolescentes e adultos jovens constituem um grupo crucial na epidemiologia da doença meningocócica estando associadas à elevadas taxas de colonização de nasofaringe, com participação importante na transmissão do meningococo na comunidade. Devido a este fator a faixa etária de 11 e 12 anos é a população preconizada pelo Programa de Imunização Nacional”, explica a gerente de imunização da secretaria estadual, Lia Quaresma Coimbra.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), estimativa populacional nesta faixa etária é de 212 mil jovens em Santa Catarina. A meta é vacinar, ao menos, 80% deste total.

Até o momento, o SUS oferecia apenas imunização contra o sorotipo C, através da vacina meningocócica C. As doses eram aplicadas em bebês aos três e cinco meses, com reforço aos 12 meses; e também em adolescentes.

Segundo a SES, a partir da oferta desta nova vacina na rede pública, os jovens tomam somente a ACWY. Para os bebês, no momento, não há alteração. A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença.

Doenças meningocócicas

Se não for tratada a tempo, a doença meningocócica é uma infecção bacteriana grave que pode deixar sequelas como atraso mental, surdez, cegueira e, até mesmo, levar à morte em algumas horas.

A bactéria causadora da doença é classificada em 12 sorogrupos. No Brasil, os principais são: B, C, W e Y. Os principais sintomas são: dor de cabeça intensa e febre elevada e de início súbito, vômito, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

Até 14 de maio, tinham sido registrados em Santa Catarina cinco casos de doença meningocócica. Entre os casos confirmados, o sorogrupo C foi identificado em duas amostras, um caso foi pelo sorogrupo B e um caso de sorogrupo W. Do total de amostras, um caso com sorogrupo não identificado. No mesmo período foi notificado uma morte pelo sorogrupo W.

Outras vacinas

  • Vacina Pentavalente: previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus Influenzae B. Crianças: 1ª dose (2 meses) / 2ª dose (6 meses) / 3ª dose (6 meses).
  • Vacina Pneumocócica 10 valente conjugada: previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo (Streptococcus pneumoniae). Crianças: 1ª dose (2 meses) / 2ª dose (4 meses) / reforço (12 meses).
  • Vacina Meningocócica C conjugada: previne doença meningocócica C. Crianças: 1ª dose (3 meses) / 2ª dose (5 meses) / reforço (12 meses).
  • A vacina BCG: previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea. Crianças: dose única ao nascer.

Onde se vacinar

Em Laguna, as unidades com sala de vacinação são:

  • Mar Grosso
  • Magalhães
  • Campo de Fora
  • Passagem da Barra
  • Esperança
  • Portinho
  • Cabeçuda