Laguna entra para lista de cidades com mortes confirmadas por coronavírus, segundo boletim estadual; entenda

Divulgação

O Governo de Santa Catarina atualizou no final da tarde desta quinta-feira, 14, os números do avanço do novo coronavírus no estado. Já são 4.332 casos confirmados e 78 mortes relacionadas à Covid-19. A novidade do boletim estadual é pela inclusão de Laguna na lista de cidades com mortes confirmadas pela doença.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou a contabilizar dois óbitos como pertencentes ao município:

  • primeira mortemotorista de caminhão João Bento, 52, que morreu em Salvador (BA) em 27 de abril e que só foi informado à Santa Catarina nesta semana. Bento residia no Ceará há aproximadamente um ano, mas seu registro de saúde segue como morador de Laguna, conforme apurado.
  • segunda morte – é de um idoso de 89 anos. Não há confirmação do local de falecimento dele.

O Portal Agora Laguna questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre as estatísticas do governo do Estado. De acordo com a gestora Valéria Olivier, não há registro de morte na cidade de Laguna e que a SES deverá notificar em breve esses casos ao município.

Os casos são contabilizados para as cidades, conforme município de residência informado no registro do paciente no Sistema Único de Saúde. Já a SES não respondeu até o momento os questionamentos feitos pela reportagem sobre os casos de pessoas que vieram a falecer e foram registradas em Laguna.

Números do coronavírus em Laguna

No boletim atualizado da Vigilância Epidemiológica lagunense há a informação de que o município contabilizou mais dois casos nesta quinta-feira, 14, chegando ao total de 14 confirmações, permanecendo com 11 pessoas curadas da doença. 139 suspeitas foram descartadas e quatro aguardam resultados.

A nível estadual, a cidade aparece com 15 confirmações. “Não devem ter removido o caso do presidiário. O boletim do Estado sempre diverge”, diz Valéria. A referência da secretária é para o detento da Unidade Prisional Avançada (UPA), que foi registrado inicialmente como confirmado em Laguna, mas que passou a ser contabilizado para Capivari de Baixo — residência oficial do preso.


Atualizado às 20h50.

Foto: Divulgação/PML

Notícias relacionadas