Início da semana com previsão de chuva

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A aproximação de uma nova frente fria vai trazer chuva fraca e trovoadas na região a partir desta segunda-feira, 1°, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. As temperaturas se mantém amenas ao amanhecer, com máximas em torno de 17°C. A chuva deve chegar ainda durante a madrugada nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.

O tempo deve voltar a melhorar a partir do meio da tarde da terça-feira, 2. A chuva será de fraca intensidade e mal distribuída.

Maré alta e alagamentos em SC

Neste domingo, 31 e segunda-feira, 1°, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado principalmente pelo vento forte e persistente do quadrante sul que empilha água na costa, e pela incidência de ondas com picos de 2,5 a 4 metros no litoral de SC, mais altos ao sul de Florianópolis.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

Capturar

Em Laguna

Domingomínima 12ºC e máxima 29ºC – sol com algumas nuvens;
Segundamínima 8ºC e máxima 17ºC – encoberto com chuva;
Terçamínima 10ºC e máxima 17ºC – chuva, melhorando no decorrer do dia;
Quarta: mínima 10ºC e máxima 18ºC – sol com aumento de nuvens;

Veja os detalhes

Domingo (31/05):
Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Há condições de chuva isolada à noite nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Temperatura: mais baixa na madrugada e amanhecer, com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: nordeste com variação para sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: aproximação de uma frente fria.

Segunda-feira (01/06):
Tempo: instável com chuva e trovoada em todas as regiões de SC no decorrer do dia, devido ao deslocamento da frente fria e um cavado.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (02/06):
Tempo: chuva na madrugada até o início da tarde em todas as regiões devido a um cavado e associada a um sistema de baixa pressão na altura do litoral de SP.
Temperatura: em declínio com a aproximação de uma massa de ar frio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (03/06):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com condição de chuva do Planalto Norte, Litoral Norte e Meio Oeste, associada a um cavado.
Temperatura: baixa com a presença de uma massa de ar frio.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.