Frente fria traz chuva para Laguna nesta quarta-feira; temperatura baixa a partir de quinta

O tempo muda em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 12, com a aproximação de uma frente fria, que passa pelo estado na quarta,13, segundo a Epagri/Ciram. A previsão é de chuva, acompanhada de trovoada, para todas as regiões do estado, especialmente entre à tarde de terça e quarta-feira. Os maiores volumes são esperados no Oeste catarinense. Mas em grande parte das regiões catarinenses, a chuva será mal distribuída.

A partir de quinta-feira, 14, o sol volta a predominar, com declínio da temperatura, devido à chegada de mais uma massa de ar frio no Sul do Brasil. Nas madrugadas de sexta e sábado, dias 15 e 16, as mínimas devem ficar entre – 4°C  e 4°C no Meio-Oeste e Planalto Sul, favorecendo a formação de geada.

A temperatura máxima não deve ultrapassar os 16°C na próxima quinta, em Laguna. Em nota, a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia, informou que a passagem de um sistema frontal pode provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste e em seguida de Sudoeste a Sul com intensidade de até 74 Km/h, na faixa litorânea, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao Sul de Laguna.

Em Laguna

Terçamínima 17ºC e máxima 26ºC – sol com algumas nuvens;
Quartamínima 11ºC e máxima 19ºC – nebulosidade variável e chuva isolada;
Quintamínima 8ºC e máxima 15ºC – encoberto, melhorando no decorrer do dia;
Sexta: mínima 8ºC e máxima 16ºC – ensolarado;

Veja os detalhes

Terça-feira (12/05):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com algumas aberturas de sol. No Oeste, condição de chuva e trovoada isolada a partir da manhã, estendendo-se as demais regiões na tarde e noite.
Temperatura: amena na maioria das regiões devido a cobertura de nuvens, com maior elevação na Grande Florianópolis e norte do estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no RS, influenciando SC.

Quarta-feira (13/05):
Tempo: instável com condição de chuva e trovoada isolada em SC, melhorando no fim da tarde e noite a partir do oeste e sul do estado. A previsão é de chuva mal distribuída no estado, com maior acumulado no Oeste.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em rápido deslocamento por SC.

Quinta-feira (14/05):
Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã, com condição de chuva fraca no Litoral Norte. No decorrer do dia, sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: em declínio, a mínima ocorrerá à noite devido a chegada de uma massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sexta-feira e sábado (15 e 16/05):
Tempo: estável com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima de – 4°C a 4°C e condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação (agradável).
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.