Previous
Next

Frente fria traz chuva e declínio das temperaturas em Laguna

Neste início de semana há previsão de mudança mais significativa do tempo em Santa Catarina, segundo boletim da Epagri/Ciram, com chuva e na sequência declínio acentuado da temperatura. No fim desta segunda e na terça-feira, dias 4 e 5 de maio, uma frente fria acompanhada de maiores índices de umidade do ar deve atingir o estado, provocando chuva melhor distribuída e temporais localizados. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o Oeste catarinense.

Depois da chuva, as temperaturas declinam bruscamente, a partir da quarta-feira, 6, com o avanço de uma intensa massa de ar polar para o Sul do Brasil, trazendo temperatura negativa e geada. “Desta vez, a massa de ar frio será mais intensa do que as registradas no mês de abril. Acompanhem nossas previsões no site da Epagri/Ciram”, recomenda a meteorologista Gilsânia Cruz.

Segundo a Defesa Civil, o domingo com céu aberto a poucas nuvens em todo estado. Ao longo do dia as temperaturas sobem, mas ficam amenas, com máximas de 25°C em Laguna. Já na segunda, um sistema de alta pressão deixa o dia com céu aberto a poucas nuvens no estado. No final da noite a aproximação da frente fria favorece o aumento das nuvens e chance de chuva isolada na divisa do RS com SC.

Essa frente fria causa pancadas de chuva a partir da madrugada de terça-feira, na porção oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e que se espalha para as demais áreas no decorrer do dia, além da queda brusca das temperaturas a partir de quarta-feira.

Em Laguna

Domingomínima 10ºC e máxima 20ºC – sol com algumas nuvens;
Segundamínima 10ºC e máxima 23ºC – sol com algumas nuvens;
Terçamínima 11ºC e máxima 22ºC – chuva, melhorando no decorrer do dia;
Quarta: mínima 6ºC e máxima 16ºC – sol com algumas nuvens;

Veja os detalhes

Domingo (03/05): 
Tempo: madrugada e início da manhã com formação de nevoeiros no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Firme e ensolarado em todas as regiões de SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, especialmente no Meio-Oeste e Planalto Sul com mínima de -1°C a 4°C e condição de geada nas áreas altas. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste, com variações de leste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão (massa de ar frio e seco) no Sul Brasil.

Segunda-feira (04/05): 
Tempo: sol com poucas nuvens em SC. No fim do dia, pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste, e em áreas de divisa com o RS do Meio Oeste ao Litoral Sul, devido à aproximação de uma frente fria.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com mínima de 0°C a 3°C e condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em rápida elevação em todo estado.
Vento: nordeste, com variações de leste no Oeste e Meio Oeste, e com variações de sudeste pela manhã do Planalto ao Litoral, fraco a moderado.

Terça-feira (05/05): 
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em todas as regiões de SC, na madrugada e manhã devido ao rápido deslocamento de uma frente fria. A chuva deve ser mais concentrada e com maior volume no oeste.Entre a tarde e noite o tempo começa a melhorar a partir do oeste e sul do estado
Temperatura: pequena elevação devido à cobertura de nuvens e à chuva, declinando á noite a partir do Oeste com o avanço pelo RS de uma intensa massa de ar frio de origem polar.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas o Planalto e Litoral entre a tarde e noite.

Quarta-feira (06/05): 
Tempo: madrugada e início da manhã com chuva fraca no Litoral Norte. Tempo firme com sol e poucas nuvens no estado, devido a uma massa de ar seco e frio no Sul do Brasil.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima de 0°C a 3°C e condição de geada isolada nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. Durante o dia temperatura com pouca elevação.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Notícias relacionadas