Foto: Divulgação

Uma frente fria que passa a atuar em Santa Catarina vai derrubar as temperaturas em toda a região, pelo menos até o próximo final de semana, segundo previsão da Epagri/Ciram. Nesta quarta-feira, 6, pancadas de chuva foram registradas durante a madrugada. A entrada da massa de ar polar melhora as condições do tempo no estado no decorrer do dia. As temperaturas à tarde ficam amenas, com máximas de até 17°C, em Laguna.

Já entre quinta e domingo, a massa de ar polar deixa o dia com céu aberto no estado e o amanhecer com chance de geada na porção Oeste, Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana, com temperaturas baixas.

As madrugadas de quinta-feira, sexta-feira e sábado, serão muito frias, com mínimas de -5°C a 4ºC e formação de geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana. No Litoral, mínimas de 6°C a 9ºC.

Atenção: vento forte e mar agitado com risco ressaca

Segundo a Epagri/Ciram, entre esta quinta e sexta-feira, devido a um ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul e o avanço de um intenso sistema de alta pressão no Sul do Brasil, devem provocar vento Sudoeste a Sul com rajadas fortes de 50 a 80 km/h, mais intensas ao Sul de Florianópolis. Mar agitado, com ondulação de Sul e picos de 2,5 a 3,0 m, com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Veja o Centro Histórico de Laguna em tempo real:

Em Laguna

Quartamínima 9ºC e máxima 17ºC – nebulosidade variável;
Quintamínima 6ºC e máxima 17ºC – sol com algumas nuvens;
Sextamínima 7ºC e máxima 19ºC – ensolarado;
Sábado: mínima 10ºC e máxima 23ºC – ensolarado;

Veja os detalhes

Quarta-feira (06/05):
Tempo: manhã com chuva isolada em SC. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões, sobretudo do Oeste ao Litoral Sul.
Temperatura: em declínio acentuado, a mínima ocorrerá à noite.
Vento: sudoeste passando a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral.
Sistema: alta pressão, intensa massa seco e frio de origem polar, no Sul do Brasil.

Quinta-feira (07/05):
Tempo: firme e ensolarado em todas as regiões de SC. No Litoral Norte formação de nevoeiro isolados na madrugada e amanhecer.
Temperatura: baixa, com mínima de -5°C e 4°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada ampla. No decorrer do dia temperatura em gradativa elevação, amena no Litoral.
Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral especialmente na madrugada e manhã.
Sistema: alta pressão, intensa massa seco e frio de origem polar, no Sul do Brasil.

Sexta-feira (08/05):

Tempo: seco e frio, com sol em SC. Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte col com algumas nuvens e formação de nevoeiro isolados na madrugada.
Temperatura: em gradativa elevação no decorrer do dia, amena no Litoral. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de -5°C e 4°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada ampla.
Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (09/05):

Tempo: ensolarado do Oeste ao Litoral Sul e sol com algumas nuvens na demais regiões de SC.
Temperatura: em elevação no decorrer do dia. Temperatura segue baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de -5°C e 5°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (10/05):
Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: em elevação. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de 0°C e 2°C com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.