Previous
Next

FLC divulga editais de fomento à cultura lagunense

Ilustrativa

A Fundação Lagunense de Cultura (FLC) divulga nesta quarta-feira, 20, dois editais de fomento à cultura com objetivo de atender às necessidades do setor durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Os editais foram definidos a partir de debates entre os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e quer promover a arte durante o período de isolamento social e também apoiar artistas, artesãos e mestres do saber que já produzam artes digitais, na superação da crise.

“Tem objetivo de alguma forma ajudar nesse momento de superação em que a arte não tem mais público já que o isolamento social é uma prerrogativa de prevenção à pandemia e a arte sem público tem que ir atrás do veículo virtual. Estamos disponibilizando esse edital de forma interessante já que debatemos com o conselho quais eram os segmentos mais afetados. É um recurso pequeno, mas é o que temos para o momento”, comenta a presidente da fundação, Mirella Honorato.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho. São cinco prêmios de R$ 1 mil distribuídos para os segmentos literatura/teatro, dança, artesanato, artes visuais e música. Os candidatos ao edital devem apresentar uma proposta de produto pronto para divulgação.

Outros dez prêmios de R$ 500 vão ser distribuídos entre as propostas de apresentações de artes digitais para Youtube e mídias sociais nos segmentos de mini-documentários, contação de histórias, workshops challenge, exposição virtual e outros.

“Esse edital [cinco prêmios] quer atender artistas que já atendem em meio virtual e também aqueles que ainda não produzem digitalmente, mas já fazem sua arte – sendo que quem não consegue produzir nesse meio, pode apresentar um roteiro da ideia. O segundo chamamento [dez prêmios] é para as empresas de audiovisual que vão pegar essas propostas do artista que não tem familiaridade e vão transformar em produto midiático. São editais separados que têm a ideia de gerar uma exposição virtual”, acrescenta Mirella.

Interessados em concorrer ao edital podem se inscrever através deste formulário. Quem necessitar de auxílio para fazer a matrícula pode procurar atendimento na FLC, de segunda à sexta, das 13h às 19h, no 3º piso, do Centro Administrativo Tordesilhas. O atendimento ocorre atendendo às normas sanitárias.