Foto: Willian Netto/Agora Laguna

A frente fria que derrubou as temperaturas em Santa Catarina nos últimos dias, seguirá marcando presença também neste final de semana, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo.

Em Laguna, o sol continua brilhando entre poucas nuvens com temperaturas não ultrapassando a marca dos 20°C neste sábado, 16. Não há previsão de chuva para a cidade.

Nesta sexta-feira, 15, cidades como Urupema e Bom Jardim da Serra chegaram a registrar -4,6°C. Em São Joaquim, os termômetros registraram -3ºC, em Lages, -1,4ºC e -0,7ºC em Curitibanos. Laguna amanheceu com 10°C.

Segundo a Defesa Civil, a persistência de uma massa de ar seco e frio mantém o tempo ensolarado com poucas nuvens para este sábado. As temperaturas também continuam baixas, principalmente ao amanhecer, se aproximando de 0ºC no Planalto Sul e 3ºC no Oeste. Há possibilidade de formação de geada nas regiões de maior altitude no Planalto Sul. Temperatura em elevação durante a tarde, no Litoral chegam a 25ºC, no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte variam entre 20 e 23ºC e do Oeste ao Planalto Sul as máximas são de 17 a 20ºC. O vento varia de sudoeste a sudeste, com fraca intensidade.

No decorrer do domingo mantém as condições de tempo firme e seco, com temperaturas amenas ao amanhecer. No Planalto Sul as mínimas chegam a 2ºC, no Vale do Itajaí variam entre 6 e 8ºC e entre 4 a 6ºC do Oeste ao Planalto Norte. No período da tarde há aumento das temperaturas principalmente no Litoral, onde atingem os 26ºC.

A semana inicia com a influência do sistema de um sistema de alta pressão, que se desloca para o oceano entre segunda, 18 e terça-feira, 19. A partir de terça há aumento de nebulosidade no Litoral Norte, principalmente entre madrugada e manhã. As temperaturas ao amanhecer são amenas, porém em elevação gradativa.

Em Laguna

Sextamínima 8ºC e máxima 18ºC – ensolarado;
Sábadomínima 10ºC e máxima 20ºC – ensolarado;
Domingomínima 12ºC e máxima 23ºC – sol com algumas nuvens;
Segunda: mínima 13ºC e máxima 23ºC – sol com algumas nuvens;

Veja os detalhes

Sexta-feira (15/05):
Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação, amena no Planalto Sul e Meio Oeste e agradável nas demais regiões.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco.
Sistema: alta pressão (massa de ar frio e seco) em SC.

Sábado (16/05):
Tempo: estável e ensolarado em SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima de – 3°C a 4°C e condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação (agradável).
Vento: sudoeste a sudeste, fraco.
Sistema: alta pressão (massa de ar frio e seco) em SC.

Domingo (17/05):
Tempo: firme e ensolarado do Oeste ao Litoral Sul, e comalgumas nuvens em SC. Formação de nevoeiros isolados na madrugada e amanhecer, sobretudo no Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima de 1°C a 4°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco.

Segunda e terça-feira (18 e 19/05):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer principalmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado.