Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Dias seguidos sem chuva têm deixado os reservatórios de água da comunidade de Taquaraçu, em Pescaria Brava, abaixo da normalidade. Há pouco mais de um mês, a associação de moradores que cuida do sistema – ainda feito de forma artesanal – vem alertando para a necessidade de economia durante esses tempos de estiagem.

Apesar dos constantes pedidos para que a água seja economizada, 40 dias depois a situação segue sem sinais de melhora e a diretoria da entidade deve tomar medidas mais drásticas nos próximos dias.

“O pessoal não está se conscientizando. Com muita gente em casa e com a seca, o nível do poço foi lá para baixo”, lamenta Otacílio Marcelino, o Duga, um dos diretores da associação de abastecimento. “Nós avisamos mas não adianta, então temos que dar um choque de realidade”, afirma.

A associação vai aplicar o racionamento de água e suspender o abastecimento inicialmente nesta sexta-feira, 22, entre 13h e 18h. Não está descartada a continuidade dessa medida pelos próximos dias. “Não podemos ficar sem água, nossa comunidade é pequena”, reforça.