Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

Um homem de Capivari de Baixo, preso em 6 de maio na cidade de Pescaria Brava e que está detido na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna, é o 12º caso de coronavírus confirmado na Cidade Juliana. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 11, pela prefeitura municipal.

Em nota explicativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que “ao ser trazido para o presídio de Laguna, no dia 6 de maio, já foi encaminhado diretamente para o isolamento e realizou os exames para confirmar a doença”. Ao Portal Agora Laguna, a secretária Valéria Olivier informou que o isolamento do paciente é feito na unidade prisional.

O texto publicado pela prefeitura frisa que o homem não é morador de Laguna, mas não esclarece o motivo de entrar no boletim. Por norma do Ministério da Saúde (MS), os casos são contabilizados conforme o registro do paciente junto ao cadastro nacional do sistema público de saúde.

Segundo a gestora, isso ocorre por orientação da Supervisão Regional de Saúde. “A Regional falou que a residência dele agora é o presídio”, resumiu Valéria, que afirma estar consultando o setor jurídico da prefeitura sobre o tema. Conforme as diretrizes ministeriais, o caso deveria ser registrado em Capivari de Baixo.

Dos 12 casos confirmados em Laguna, 11 são considerados curados. Até o momento, há três pessoas com casos em análise e ao todo, 133 já foram descartados desde o início da pandemia.

SC: 3,5 mil casos confirmados

Os números atualizados de Santa Catarina apontam para 3.529 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 69 mortes já foram causadas pela doença respiratória, o que deixa a taxa de letalidade em 1,96%. As estatísticas são desta segunda-feira.

As mortes mais recentes são de uma mulher de 63 anos, moradora de Araranguá, e três homens, de Blumenau (83), Joinville (66) e Guabiruba (71). Todos os quatro faziam parte de grupos de risco.

No estado, há 161 municípios que tem ao menos um caso confirmado, dois a mais do que na última atualização diária. Foram incluídas Abelardo Luz e Maravilha. O local com a maior quantidade é Florianópolis, com 392 casos. Em seguida, estão Chapecó (328), Blumenau (299), Joinville (267), Criciúma (213), Concórdia (139), Itajaí (132), Balneário Camboriú (126), Navegantes (107) e Braço do Norte (100).

O Estado divulgou que 287 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria e há 1.878 pacientes recuperados, dado que contabiliza quem teve alta da internação e pacientes com casos leves após um período superior a 20 dias desde o início dos sintomas.

Há 113 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (60) e suspeitos (53). Atualmente, o Estado está com 498 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 17,1%.


Atualizado às 18h58

Divulgação/PML