Creas do Progresso tem previsão de conclusão para a próxima semana

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Alvo de constantes depredações e furto, o prédio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do bairro Progresso deve ser concluída na próxima sexta-feira, 29. A data prevista foi informada ao Portal Agora Laguna pela Casa Civil.

Orçada inicialmente em R$ 357.090,77, após aditivos, a obra custou aos cofres públicos o total de R$ 413.993,70. A construção foi idealizada pelo Estado, com contrapartida da prefeitura municipal. O prédio está localizado em uma parte desmembrada do terreno do extinto Centro Social Urbano, demolido em janeiro.

A construção foi iniciada no segundo semestre de 2018 e deveria ter sido entregue inicialmente em setembro do mesmo ano. Depois, o prazo foi estendido para fevereiro de 2019. Ações criminosas impediram a conclusão dos trabalhos. Em um dos episódios registrados, as ferramentas dos operários foram furtadas e a edificação depredada. Nas últimas semanas diversos furtos voltaram a ocorrer no local.

Segundo a Casa Civil, “a reposição [dos equipamentos furtados] será feita pela empresa contratada, pois a obra está sob sua responsabilidade”. A entrega da obra é um dos últimos passos antes de sua ocupação pela equipe de assistência social que atua no Creas.

O Estado fará uma fiscalização na semana seguinte para garantir que tudo foi cumprido. “Enquanto o fiscal da Secretaria de Estado da Infraestrutura não fizer a medição final e entregar o termo provisório, a obra é de responsabilidade total da empresa”, esclarece a Casa Civil.

Após a vistoria, será marcada uma data oficial para a entrega do prédio à prefeitura municipal, que ficará responsável pelo órgão em Laguna. Uma cerimônia formal em inauguração, porém, não deve ocorrer em virtude da pandemia do novo coronavírus, que proíbe a realização de eventos com presença de público.

O Creas atende famílias ou indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual e cumprimento de medidas socioeducativas.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Notícias relacionadas

Previous
Next