Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Sem poder realizar eventos com presença de público, a Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna) celebrará o 155º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo em 2020 com solidariedade. A unidade iniciou uma campanha de arrecadação de roupas de inverno.

“A DelLaguna realizará uma campanha de recolhimento de agasalhos e roupas
de frio. As doações serão distribuídas para uma entidade de Laguna”, comenta o delegado dos Portos em Laguna, James Batista.

A campanha tem como lema: “A batalha, agora, é outra. Nestes tempos difíceis. Com ‘serenidade e firmeza’, vamos nos unir para ajudar os que mais precisam”. Todos os donativos podem ser entregues na sede da delegacia, localizada às margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico.

A arrecadação acontece até o dia 8 de junho. Outras informações, o telefone para contato é (48) 3644-0196.

Sobre a Batalha do Riachuelo

A Batalha do Riachuelo é considerado como um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai, travada na metade do século XIX. A batalha foi registrada em 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).

O embate colocou de um lado os militares imperiais brasileiros e do outro, os paraguaios. Sem ligação marítima, o Paraguai almejava controlar os rios da bacia do Prata, o que representava uma saída para o Oceano Atlântico, significando uma via de transporte de pessoas e mercadorias.

Os militares paraguaios planejaram se aproveitar do nevoeiro intenso da madrugada para avançar contra a esquadra verde-e-amarela. Contudo, um dos navios do Paraguai não apresentou boas condições, atrasando a frota inimiga e no momento do combate, a névoa havia passado.

As boas condições climáticas e visuais permitiram à força naval brasileira, comandada pelo Almirante Barroso vencer a nação paraguaia no combate. Antes do evento militar, o Paraguai tinha ocupado regiões argentinas e das então províncias de Mato Grosso e Rio Grande do Sul.