Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
 

O Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) concluiu a análise dos documentos entregues pela prefeitura de Laguna e fez o repasse de R$ 2,5 milhões para pagamento da construtora contratada para executar o acesso Norte via Barbacena. A informação foi divulgada pelo município em uma rede social na manhã desta terça-feira, 5.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Fazenda, Administração e Serviços Públicos vai iniciar em breve os processos internos para pagar a construtora. A obra está com 2,2 quilômetros já pavimentados.

Na última semana, Portal mostrou que a Qualidade Construções aguardava pagamento de ao menos 20% da terceira nota, junto à prefeitura, que tinha até 30 dias para realizar a transferência. “Como o serviço está adiantado, de acordo com o cronograma e honramos o pagamento das duas primeiras notas fiscais apresentadas, cabe à empresa voltar quando bem entender, desde que sejam obedecidas as cláusulas contratuais e concluir a pavimentação em agosto deste ano”, afirmou o prefeito Mauro Candemil ao Portal Agora Laguna.

A continuidade do pagamento da obra não é a única questão que a prefeitura tem que resolver. O município aguarda a conclusão de serviços complementares feito pelas concessionárias de água e energia elétrica. A Casan vem realizando manutenção na rede de abastecimento e a Celesc deve fazer brevemente a transferência de postes.

O principal empecilho encontrado é junto à Ferrovia Tereza Cristina. A estrada é cortada pela linha férrea e o município tenta ver formas de encontrar um denominador comum que permita o asfalto seguir em frente. “Vai ser interrompido o asfalto na área da faixa de domínio da estrada de ferro e ainda teremos uma reunião com o DNIT para resolver o problema de como vamos chegar na BR-101”, finaliza o prefeito.