Arquivo pessoal

Laguna é uma terra recheada de belezas naturais e históricas e já serviu de inspiração para muitas mentes criativas. A mais recente criação influenciada pelos cenários únicos da cidade juliana é a canção Meu Lugar, lançada pelo lagunense Guilherme Preuss Berkembrok, 23 anos.

Professor de Educação Física, Preuss se define como uma pessoa apaixonada por Laguna e amante da música”. Nascido em uma família com intenso envolvimento musical, não era de se estranhar que ele também entrasse no ramo das composições e notas sincronizadas. “Meus tios todos tocam violão e toda minha família canta. Eu comecei na aula de violão com nove anos, e daí pra frente o amor pela música só cresceu”, revela.

Inspirado artisticamente em Armandinho, Dazaranha, e, principalmente, por O Rappa, o músico conta que a ideia-base de Meu Lugar surgiu por acaso. “Estava jogando vídeo-game e me veio essa melodia na cabeça e os primeiros versos. Dali já peguei o violão e escrevi toda a música, depois só foram feitos alguns ajustes até chegar na versão final”, detalha.

A música, que tem a colaboração de Arnaldo Russo e Ricardo Prates, se localiza em alguns pontos marcantes da cidade, como Mar Grosso, Molhes da Barra, e a nativa praia do Gravatá. O clipe divulgado no dia 6, conta com quase 3 mil visualizações.

Planos para o futuro

O lagunense ainda faz mistério sobre as composições que entrarão no álbum ou EP – o disco está na fase de produção e de definição de detalhes – mas entrega o rumo das composições. “Quero fazer músicas que alegrem e emocionem, transmitir uma mensagem boa, e fazer as pessoas sentirem aquilo que eu quero mostrar. Com certeza, quero que muitas pessoas escutem minhas músicas”, antecipa.

Preuss conta que vem trabalhando em algumas composições, contando com a colaboração de produção de Hugo Lapolli e Ricardo Prates. “Talvez não seja bem o mesmo estilo, mas vai seguir uma linha não tão distante disso”, prevê.

Para quem tem facilidade de compor canções, o músico também projeta se aventurar em outros ramos da escrita. “Escrevo música faz um tempo já e até vou lançar um livro de poesias bem em breve”, adianta.

Confira a letra de Meu Lugar

No Molhes da Barra
Vendo o boto pescar
Na Praia do Mar Grosso
É onde eu quero estar
Fui na Pedra do Frade
Olhei tudo dali
Surfei no Cavalinho
Voltei pela Praia do Gi

Aqui é onde minha felicidade ecoa
É no Molhes da Barra que eu gosto de ficar a toa
Temos nossos problemas mas a vida aqui é tão boa

Vou no Gravatá
Quando o vento é nordeste
Cidade abençoada
Isso é coisa celeste
Já andei tudo aqui
Conheço cada lugar
E é em Laguna
Que eu quero me encontrar

Aqui é onde minha felicidade ecoa
É no Molhes da Barra que eu gosto de ficar a toa
Temos nossos problemas mas a vida aqui é tão boa