Alunos da Udesc são premiados em concurso de ideias de projetos emergenciais

O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, divulgou o resultado do concurso promovido pela unidade voltado à elaboração de ideias e propostas de projetos emergenciais que possam contribuir com o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O concurso foi realizado na sexta-feira, 8.

A ideia foi voltada a alunos e egressos do curso de arquitetura e urbanismo e escolheu as cinco melhores ideias de nas áreas de: habitação temporária; hospital de campanha ou centro de triagem para hospitais; instalação sanitária pública; adequação de espaços internos: comerciais, serviços ou institucionais; e ilustração conceitual sobre o tema.

O concurso foi criado pelo professor Ravi Motta Stoutze, em conjunto com outros educadores do Ceres, para incentivar a criatividade e gerar novas ideias colaborativas na área. Ao todo, 23 propostas elaboradas por 64 estudantes da Udesc Laguna foram cadastradas. Acesse aqui os trabalhos propostos.

Um seminário online (assista aqui) também foi realizado para que os alunos pudessem detalhar suas propostas e os professores avaliassem cada trabalho. De acordo com a professora Carolina Stoff, cada aluno ganhará kits de livros relacionados ao curso. Cinco projetos receberam menção honrosa.

“Alinhar pensamentos e ideias virtualmente foi mais complicado do que imaginei que seria”, descreve a acadêmica Larissa Gazola, que viu no concurso uma forma de não focar apenas na pandemia. “Ao participar do concurso, adquiri esse compromisso com o grupo e comigo mesma. Finalmente, pude engrenar e adicionar o que faltava no meu cotidiano da quarentena. Era o start que eu precisava”, finaliza.

A distância trouxe algumas dificuldades, mas tudo foi resolvido. “Conseguimos fazer o projeto acontecer”, comemora Mateus Noce, estudante que fez parte de um dos grupos. “Estou orgulhosa e feliz com o resultado”, diz Larissa.