Fechado recentemente pela prefeitura, como medida de evitar a aglomeração de veículos e pessoas, o acesso ao Molhes da Barra ganhou nesta sexta-feira, 22, uma nova alteração, após muitos questionamentos nas redes sociais numa eventual situação de emergência.
“Caso algum pedestre, pescador e ou ciclista precisar de socorro emergencial, como esse socorro chegará a essa pessoa?“, questionou Jorge Anastasiadis, em uma enquete promovida pelo Portal Agora Laguna, em sua página no Facebook. Até às 15h desta sexta-feira, eram mais de 1,6 mil votos, onde cerca de 1,2 mil eram a favor do fechamento, enquanto 371 se diziam contra a medida.
O último fim de semana foi marcado por diversos registros de pessoas visitando o local, um dos principais pontos para observação turística de botos na cidade, além da pesca artesanal. “Tomamos essa atitude conversando com várias pessoas da administração, para que houvesse mais respeito e não ficasse aquela confusão de carros ali no Molhes”, justificou o secretário de Obras e Transportes, Renato de Oliveira, em entrevista ao Grupo Catarinense de Rádios (GCR).
Pensando nisso, a prefeitura realizou nesta sexta a retirada de um tubo de concreto da passagem central para a instalação de uma barreira com correntes, com a possibilidade de passagem de viaturas, por exemplo. Durante a tarde, uma simulação foi feita com o Auto Socorro de Urgência (ASU) do Corpo de Bombeiros. De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Saleide Duarte, o setor de trânsito está aguardando a Secretaria de Obras colocar uma cancela no local.
“Aprovado, agora falta uma revitalização pra ficar perfeito”, comentou Rodolfo Souza na internet. A passagem fica liberada apenas para pedestres e ciclistas. A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar e Guarda Municipal, segundo a prefeitura.
“A liberação para ciclistas e pessoas vai depender do comportamento. Se todos respeitarem as regras, irão poder usufruir do local, porém, se houver complicações, devido as aglomerações, vamos ter que rever e tomar outras providências, pois a luta contra o coronavírus continua. Todos devemos cooperar para essa pandemia passar logo”, pede a comandante.
