Previous
Next

Vacinação em Laguna pode retornar nesta semana

Ilustrativa

A semana inicia sem vacinação contra a gripe em Laguna, mas há a expectativa de os estoques de doses serem repostos a partir de terça-feira, 14, segundo informou à reportagem do Agora Laguna a secretária municipal de Saúde, Valéria Olivier.

“A regional fez ponto facultativo na quinta-feira, que era o dia que entregam costumeiramente vacinas. Segunda vamos ver se entregam, mas não avisaram [até o momento]”, diz Valéria.

A campanha de vacinação foi antecipada em 2020, após o Ministério da Saúde recomendar a imunização da população já que isso auxiliaria no diagnóstico do novo coronavírus (Sars-CoV-2). No entanto, as fabricantes das doses não vem conseguindo atender à demanda nacional.

Desde que a campanha foi iniciada, há quase um mês, o calendário previsto de imunização tem sido prejudicado pela falta constante de vacinas. O envio de doses pelo ministério não ocorre de maneira regular, o que provoca o esgotamento de estoque e a dificuldade de reposição.

Nessa primeira fase, que deve encerrar ainda em abril, os grupos prioritários de vacinação são os profissionais da saúde e os idosos com idades superiores a 60 anos.