Foto: Nailana Thiely

A prefeitura de Laguna informou o cronograma de vacinação contra o vírus influenza, causador das gripes A (H1N1) e B (H3N2) válido para terça-feira, 7. Nesta segunda-feira, 6, os trabalhos foram concentrados na vacinação de idosos acamados no bairro Vila Vitória.

Segundo a Secretaria de Saúde, já foram vacinados 5.357 idosos com mais de 60 anos, o que responderia por 83% do público-alvo inicial da campanha. Até o momento, 479 profissionais de saúde, que fazem parte da primeira etapa da campanha, também já foram imunizados.

A vacinação na terça-feira vai ser realizada na comunidade do Farol (das 8h às 11h e das 13h às 16h30, no salão da igreja), em Barbacena (das 8h às 11h30, no salão paroquial) e em Barranceira (das 13h às 16h30, no salão paroquial).

Ao contrário de outras cidades, Laguna optou por montar salas móveis em pontos estratégicos de comunidades ou bairros e concentrar a vacinação nestes locais. A campanha de vacinação tradicionalmente ocorria no final de abril, porém foi antecipada pelo Ministério da Saúde para auxiliar nos diagnósticos de coronavírus.

Essa medida, entretanto, trouxe dificuldades de distribuição das doses da vacina, com várias cidades ficando desabastecidas.