Foto: Luis Claudio Abreu / Agora Laguna

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que as atividades acadêmicas presenciais e a distância da instituição, assim como o expediente dos centros de ensino e da Reitoria, seguirão suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Nesta terça-feira, 7, o Governo do Estado decretou que a quarentena em todo o território catarinense continuará por mais cinco dias, a partir de 8 de abril.

Com isso, o expediente presencial na Udesc seguirá suspenso até essa data pelo menos, com priorização do teletrabalho pelos servidores. Já as aulas permanecerão suspensas por, pelo menos, 30 dias, com contagem a partir de 17 de março.

Simultaneamente, a Udesc está trabalhando em ações de combate à doença em todas as regiões de Santa Catarina. São projetos envolvendo alunos, professores e técnicos.

A universidade também suspendeu os prazos de quase todos os editais vigentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A medida atingiu também o edital e as inscrições do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc.

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A Udesc liberou o acesso de mais de 20 aplicativos do pacote Office 365 a estudantes, técnicos e professores para facilitar a comunicação entre os integrantes da comunidade acadêmica nesse período.

Reposição de aulas

Foi criado um grupo de trabalho pela atual gestão e pela próxima gestão, que tomará posse nesta quarta-feira, 8, para estudar e avaliar as possibilidades de reposição das aulas na graduação e na pós-graduação.

Isso inclui um estudo para verificar como a utilização da modalidade EAD pode ou não contribuir nesse processo nos cursos presenciais, diante de possíveis ajustes que deverão ocorrer no calendário acadêmico.

O grupo é presidido pelo professor Nério Amboni, futuro pró-reitor de Ensino, e tem como vice-presidente a professora Letícia Sequinato, futura pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mudanças em ensino, pesquisa e extensão

Confira algumas das mudanças no funcionamento da universidade:

  • Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
  • Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
  • Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
  • Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado;
  • Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas;
  • Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGP-e e o coordenador aprovar ad referendum e realizar a justificativa posteriormente na plataforma Sucupira;
  • Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 do Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, até metade de abril, à etapa de planejamento;
  • Cultura: o edital do Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência;
  • Eventos e esportes: segue suspenso, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente está cancelada, por tempo indeterminado. As atividades esportivas e o uso das academias sediadas na Udesc permanecem indefinidamente suspensos.

Perguntas e respostas

1 – As aulas da Udesc estão suspensas por quanto tempo?

As aulas (presenciais e a distância) da Udesc estão suspensas por, pelo menos, 30 dias, desde 17 de março. A previsão é de que, até o fim desse prazo, já estejam definidos os procedimentos para reposição das aulas, tanto da graduação como da pós-graduação.

2 – Como ficam os estudantes com a suspensão das aulas?

Todas as aulas serão repostas, mas isso não ocorrerá até o fim dos 30 dias. Um grupo de trabalho está planejando as maneiras de como será feita essa reposição.

3 – Durante a paralisação das aulas, os estudantes terão ou não aulas EAD?

Não. Todas as atividades acadêmicas, incluindo na modalidade a distância, estão suspensas.

4 – Até quando o atendimento presencial da Udesc estará suspenso?

Por mais cinco dias pelo menos, até 12 de abril.

5 – Até a volta do atendimento presencial, os setores da universidade atenderão remotamente?

Sim. Os servidores estão trabalhando remotamente, seguindo resolução da Reitoria. A comunidade interna e a comunidade externa podem entrar em contato por meio dos e-mails disponíveis no site www.udesc.br. Outras dúvidas podem ser enviadas para o e-mail reitor@udesc.br.

6 – Por quanto tempo os servidores poderão trabalhar remotamente?

O regime de teletrabalho ficará instalado enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.

7 – Sou bolsista. Receberei nestes dias de suspensão do expediente?

Sim, os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos.

8 – Como ficam os editais já lançados pela Udesc, como o Prome?

A Udesc decidiu suspender quase todos os seus editais que estejam em fase de inscrição ou em etapas posteriores, como o Prome, o processo seletivo para professores substitutos e os de transferências interna e externa. Consulte o site www.udesc.br para ver a relação completa.

9 – Como fica a inscrição para o Prafe?

A inscrição para o Prafe foi prorrogada até 31 de março, por e-mail.

10 – Sou estudante da Udesc e estou em mobilidade fora do País. O que faço?

Alunos da Udesc em mobilidade fora do País deverão entrar em contato com a chefia de departamento ou com a secretaria de Ensino de Graduação para escolher entre duas alternativas:

1) Permanecer em mobilidade para concluir o semestre de 2020/1 junto à instituição de ensino superior que o recebeu enquanto estudante em mobilidade, independentemente de o aluno estar no exterior ou no Brasil.

O aluno poderá verificar, junto à instituição da mobilidade que tem vínculo, a possibilidade de realizar estudo a distância, ou seja, se está formalmente  acordada essa atividade de aulas. Lembramos que o aluno de graduação poderá permanecer, no máximo, três semestres letivos em mobilidade durante seu curso.

2) O aluno que cancelar o vínculo com a instituição que o recebeu em mobilidade e desejar sair dessa condição (no período em que as aulas foram suspensas na Udesc) poderá escolher por uma das opções, a seguir, desde que não mantenha matrícula simultânea na instituição onde realizava mobilidade:

  • Opção 1: realizar matrícula em disciplinas onde houver vagas, em caráter excepcional, devido à pandemia, desde que consiga manter os 75% de frequência. A matrícula deverá ser feita junto à secretaria de Ensino de Graduação docentro em data a ser divulgada posteriormente no retorno das atividades acadêmicas. Para verificar a frequência de 75%, serão contabilizadas as faltas nas disciplinas de 17 de fevereiro a 16 de março, período anterior à suspensão das aulas;
  • Opção 2: efetuar o trancamento da matrícula na Udesc referente a 2020/1 e, nesse caso, o semestre não contará no cálculo da integralização;
  • Opção 3: realizar a manutenção do vínculo com a Udesc, sem matrícula em disciplina de acordo com a Resolução nº 005/2014 do Consepe.

11 – Sou estudante de pós-graduação e preciso fazer minha defesa. O que faço?

As bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento.

12 – Como ficam os treinamentos e eventos esportivos da Udesc?

Fica suspenso, por tempo indeterminado, o calendário de treinamentos e eventos esportivos organizados pela Udesc, assim como a participação em eventos esportivos externos. As academias também estão fechadas.

13 – Como funcionarão as bibliotecas?

Bibliotecas setoriais estão fechadas por tempo indeterminado, e devoluções foram renovadas para 13 de abril.

14 – E os restaurantes dos campi estão funcionando?

Os restaurantes estão fechados por tempo indeterminado. Mudanças quanto à reabertura serão noticiadas.

15 – Como ficam as atividades extensionistas?

A operacionalização das ações de extensão, especialmente através do uso de dispositivo ou recurso remoto, será determinada pelos coordenadores, que deverão considerar no processo de interação com a comunidade as orientações oficiais do Governo do Estado sobre o enfrentamento do COVID-19, bem como  a condição de execução das atividades por meio do suporte acadêmico e administrativo ofertado pela Udesc. No momento, o repasse dos recursos financeiros do edital de extensão aos centros está suspenso. A medida editada pela Proplan, em caráter excepcional, atinge igualmente os editais de ensino e pesquisa. Está mantida a seleção de bolsistas de extensão. Eventuais mudanças nas ações, como decorrência do atendimento da população e instituições públicas e privadas diante da crise sanitária combinada à crise econômica, deverão ser relatadas tão somente quando da entrega do relatório final da ação extensionista.