#SóAcho: Em época de pandemia, a comunicação é palavra-chave para a segurança e tranquilidade nas informações

Ilustrativa

PASSAMOS PELA PÁSCOA: Claro que a pandemia de coronavírus que afeta todo o mundo interferiu nos eventos religiosos que celebraram no domingo a Páscoa. Em Laguna, fiéis puderam acompanhar a passagem do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do município, por vários bairros e comunidades. Paixão, morte e ressureição de Cristo é um dos principais momentos da Igreja Católica. Continuamos crendo que Ele vive e está no meio de nós.

Divulgação

QUEM SE DOA faz isso com o coração aberto pensando no próximo. Assim foi mais um grupo entre tantos fazendo pelo seu irmão. “Doadores de Amor” é um grupo de voluntários que arrecadou em doações o equivalente para alegrar a Páscoa de mais de 450 crianças em nosso município. Parabéns por esse belo gesto de amor ao próximo.

NA MÍDIA NACIONAL chamou a atenção a região de Laguna (Amurel), composta por 18 cidades, que estava relacionada entre as dez com maior incidência de casos de coronavírus. É bom lembrar que foi na Amurel que surgiram alguns dos primeiros casos confirmados em Santa Catarina, a partir de Braço do Norte, cidade onde ocorreu a primeira detecção de transmissão comunitária no estado catarinense. O susto foi ver Laguna na divulgação, não sendo citada como uma região. Muitos ficaram apavorados com a informação, corrigida através de várias notas à imprensa.

ACESSO NORTE: No meio desse momento crítico que passamos, segue o ritmo normal a execução da obra. Logo, a primeira etapa de compactação do solo já chegou ao acesso na BR-101. Aguardada por muitos, brevemente teremos essa nova opção de saída e entrada em nossa cidade. Vamos aguardar e que ainda esse ano possa estar concluída sem problemas. Assim esperamos!

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ROGAI POR NÓS SANTO ANTÔNIO: Uma das mais tradicionais e antigas celebrações religiosas de Santa Catarina, a Festa de Santo Antônio dos Anjos de Laguna não vai acontecer em junho mês consagrado ao padroeiro da cidade juliana. Se comenta a transferência para o mês de agosto, porém ainda sem confirmação. Daqui para frente tudo passa a depender da evolução da pandemia no país, estados e municípios. “Se milagres desejais recorrei a Santo Antônio”.

NO MEIO DA SEMANA, em Brasília, Wanderson Kleber de Oliveira, da Secretaria de Vigilância em Saúde enviava mensagem de despedida aos funcionários de sua área: “Só Deus para entender o que o querem fazer. Finalmente chegou o momento”, disse o secretário.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

PEDÁGIOS NA BR 101: Homologado o resultado do leilão de concessão para a exploração da BR-101 em Santa Catarina, no trecho entre a cidade de Paulo Lopes e divisa com o Rio Grande do Sul. São 220 quilômetros de rodovia. De fato serão quatro praças de pedágio para o trecho: Laguna (km 298, divisa com Imbituba), Tubarão (km 346, fronteira com Treze de Maio e Jaguaruna), Araranguá (km 408, divisa com Maracajá) e São João do Sul (km 460, fronteira com Passo de Torres). Me recordo de toda movimentação sobre o assunto e de que nada adiantou, só acho.

FIM DO MOMENTO MANDETTA: Luiz Henrique Mandetta, com aprovação de mais de 80% da população brasileira e com destaques em outros países pela sua forma técnica e de conhecimento científico em qual se baseava a sua conduta à frente do Ministério da Saúde, foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Infelizmente, é claro que tal medida do nosso presidente não agradou o nosso Brasil em sua totalidade. Infelizmente, tem alguns ainda colocando a política a frente de tudo. Quem ganhou com isso foi o agora ex-ministro e quem perdeu foi o país.

Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS para todos os moradores de Laguna, segundo anunciou o prefeito Mauro Vargas Candemil (MDB) essa semana. A medida vai ser adotada para tentar controlar o avanço do coronavírus na cidade. “Cuide-se gente, de vocês, da sua família, das pessoas por onde circulam. Cuide da sua vida, preserve a sua saúde”, foi o recado do prefeito. É bom lembrar que outros prefeitos também já decretaram essa medida, que é importante para o combate a propagação do vírus. Infelizmente, algumas pessoas não estão obedecendo normas de segurança, anunciadas diariamente nos meios de comunicação.

COPIA, COLA E REPASSA: É de lamentar a grande quantidade de informações falsas repassadas diariamente pelas redes sociais, as conhecidas fake news e é fácil perceber como elas têm afetado a inteligência de muitos. Alguns, claro, me chamam a atenção por serem pessoas ditas “esclarecidas”, mas que na prática cometem esses erros na propagação dessas informações.

Hoje em dia, com a pesquisa de forma rápida e eficiente, muitos poderiam ver a veracidade dos fatos, porém, não estão nem aí. Com homens e mulheres bombas é mais fácil clicar no botão de compartilhar e levar informações adiante, totalmente prejudiciais nesse momento.

NO FACEBOOK do Rômulo Camilo li um compartilhamento em que ele cita a importância de uma palavrinha mágica, que é a comunicação. O texto foi postado por Guga Fleury que assim definiu em questionamentos sobre um momento atual da saída do ministro Mandetta: Porque você sente segurança profissional numa pessoa?

Poderia dizer que é pelo currículo, pela experiência/vivência, por indicações, por outro quê. Mas um fato que não vi ainda ser abordado no tocante ao nosso ex-ministro Mandetta, é justamente porque as pessoas gostaram dele, se afeiçoaram, se sentiam, enfim, seguras.

A resposta está numa palavra: COMUNICAÇÃO.

Verbal… mas também muito não verbal. Serenidade, calma, paciência, simpatia, carinho, tratamento para com os outros (sobretudo com seus velhos conhecidos diários, a imprensa), disposição, determinação. Somado a isso: olhar, postura, gesticulação, timbre de voz, ritmo etc.

Sobretudo o que prevalece são os elementos não verbais que o fizeram conquistar um país. Ao contrário do seu líder, fez e faz da comunicação um instrumento de confiança, de empatia, de segurança. De liderança!

Ninguém sabe o futuro do agora ex. Mas certamente ele continuará e galgará espaços, degraus, maiores. Mas a maior lição não está no “entra e sai”, não está nos efeitos técnicos, e sim na sua habilidade em criar uma boa sintonia, em se… ,comunicar.

#fiqueemcasa!


ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

 

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados

Previous
Next