#SóAcho: DesMOROnou de vez

DESMORONOU: É lamentável mais uma vez o que vem ocorrendo em nosso país em meio a uma pandemia, que vem tirando vidas diariamente em todo o planeta. Infelizmente, nosso presidente vem tomando medidas lamentáveis em prol do que vai ao seu encontro. Foi assim com Mandetta e agora, dispara suas armas e canetas em direção à Polícia Federal (PF) e a repercussão acabou afetando o agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Blindar a si e aos seus não é a melhor forma de governar um país. O “mito” também não é santo e nunca foi no passado. Agora, nos resta aguardar o que vem pela frente e que não demore, para que as consequências não sejam maiores ainda. #SóAcho!.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

MONUMENTOS PROTEGIDOS: Após decreto do prefeito municipal Mauro Candemil sobre o uso de máscaras, nossos monumentos passaram a ficar “protegidos” em sinal de alerta aos lagunenses e visitantes para se cuidarem também. O primeiro a acatar a determinação foi o monumento do fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto, em seguida o fundador da imprensa catarinense, Jerônimo Francisco Coelho. Também de arma em punho, se protegeu a heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi e o monumento ao trabalhador, próximo ao porto.

CASOS CURADOS: Vem chamando a atenção dos municípios, estados e do país, na esperança sobre essa pandemia que vai nos acompanhar por alguns meses. Infelizmente algumas pessoas ainda pensam que tudo isso é uma gripezinha ou um resfriadinho e não cumprem as medidas básicas e cuidados como higienização, isolamento, uso de máscaras e o distanciamento social.

Divulgação

EM MEIO A TUDO ISSO a campanha de vacinação da gripe H1N1. Não foi necessário muitos esforços para atingir a meta, prova que a população vem tentando de tudo para se proteger como se essa vacina de alguma forma os tornassem imunes. Qualquer coisa, medicamento, informação que vai para rede como medida de proteção rapidamente é atacada por milhões de pessoas. A população tem medo, pena que alguns não tem vergonha na cara.

EM PERÍODO PRÉ-ELEITORAL: Nunca os pré-candidatos estiveram tão longe do eleitor, como chegar sem um aperto de mão ou um abraço, entrar em casa para os vários cafezinhos então, nem pensar. Esse período promete se alongar pelos próximos meses e certamente muitos vão ficar assim quietinhos usando as redes sociais para garimpar votos. Mais que está um silêncio, isso está e alguns já torcem por uma possível troca de datas das eleições.

NO ESTADO, FLEXIBILIZAÇÃO: O governo de Santa Catarina autorizou essa semana a liberação da realização das atividades religiosas como cultos e missas e também a abertura de shoppings, centros comerciais, restaurantes e afins. Porém, promete acompanhar como vai ficar a evolução da pandemia, se piorar os números prometeu recuar novamente.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

UM FERIADO DIFERENTE onde as prefeituras de Laguna e Pescaria Brava mantiveram abertos no feriado de Tiradentes os centros de triagem para pacientes com suspeita de contágio pelo novo coronavírus ou que apresentem sintomas respiratórios. Da mesma forma, alguns comerciantes mantiveram suas portas abertas na tentativa de recuperar o movimento que perderam durante quarentena.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ACESSO NORTE: Obras que seguem com pavimentação asfáltica em mais uma parte da rodovia. A compactação ao longo da via já chegou na saída Norte de nosso município. Esperamos logo ver essa estrada pronta e sem problemas, pois ganham os moradores, o fluxo de veículos e a cidade.

VINICIUS BILLY ESCREVEU: “Foto da distribuição de alimentos não é marketing e muito menos feio, é prestação de contas com o doador e tapa na cara de uma sociedade hipócrita. Constrangedor é saber que você pode auxiliar de alguma forma as pessoas mas se limita a criticar quem tem atitude para realizar”. Eu particularmente, acho que esse momento não é de julgarmos as formas e de que maneira foram feitas (fotos, filmagens e lives), mais sim de agradecermos os resultados. Quem recebeu vai saber a diferença. Minha opinião.

SEMPRE ALERTA a todas as recomendações que o momento exige, pois o que estamos enfrentando é algo novo e ainda desconhecido. Aos poucos vamos ter que aprender a conviver principalmente com as liberações gradativas das atividades econômicas. Agora, cada um tem que fazer a sua parte, o momento é de saúde coletiva e dependemos uns dos outros. Cuide-se por você, por mim e por nós.

PRESIDENTE VALMOR EM DESTAQUE, durante esse período de pandemia em que estamos passando. Merece destaque o trabalho do presidente Valmor Pacher a frente da Fundação Irmã Vera e de sua equipe de técnicos envolvidos nos projetos e atividades desenvolvidas entre elas: distribuição de roupas para a comunidade, ‘kit enxovalzinho’, que desde o ano passado já ajudou inúmeras futuras mamães de baixa renda no município e ‘Costurando com Amor’, através da costureira voluntária Luiza Izidoro Sousa na confecção de máscaras para doação aos servidores do programa Frente de Trabalho e comunidade. Para doar ou receber doação de roupas, para receber o “kit enxovalzinho”, ou para doar materiais para confecção ou receber doação de máscaras, basta entrar em contato com a instituição através dos meios de comunicação. A equipe vai agradecer por esse gesto.

Foto: FIV / Divulgação

DOM FRANCISCO SALM: O bispo da Diocese de Tubarão oficializou orientação para que nas paróquias da sua jurisdição as missas permaneçam sendo realizadas sem a presença dos fiéis. O religioso reforçou que as paróquias devem continuar com as celebrações por meios alternativos, como TV, rádio e internet. A decisão agradou a muitos e foi considerada acertada pela maioria da população.

NOS SHOPPINGS a população mostrou mais uma vez imaturidade na abertura das portas em algumas cidades. Foram grandes as filas e aglomerações e sem respeito ao distanciamento exigido e orientado pelos órgãos da saúde. Não sei não, pelo andar da carruagem esse setor pode receber novas medidas até de fechamento das atividades. Agora é aguardar o comportamento nos próximos dias que certamente o governo está fazendo.

ÓBITOS EM 24 HORAS: Chegou a sua maior marca entre quarta e quinta feira: foram 407 registros de mortes no Brasil. A tendência é o aumento gradativo e ainda vamos nos assustar certamente com esses dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

MANDETTA & TEICH: O ministro que saiu Luiz Henrique Mandetta certamente deixou saudades e uma lacuna de informações que não é o critério do novo, Nelson Teich. Após a posse, o silêncio. Levou uma semana para termos sua presença em uma coletiva, e, quando ocorreu foi fácil perceber que existe uma distância muito grande de conhecimento entre os dois. Se um mostrava claramente sua luta em favor da vida o outro já mostrou que sua linha de raciocínio é bem diferente. Disse Teich, que até a semana que vem terá um plano para que as cidades e estados decidam sobre a flexibilização do isolamento social contra a pandemia de coronavírus. É bom lembrar ao novo ministro que uma semana os números mudam consideravelmente.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

LI NO PORTAL [Agora Laguna] que a Lei publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta quinta-feira dia 23, e aprovada na última semana de março em sessão virtual pela Câmara de Vereadores de Laguna onde foi oficializada a autorização para que a prefeitura municipal conceda os boxes do Mercado Público por dez anos. A proposta levou um mês para ser debatida e alterou uma lei aprovada no final de 2019 que autorizava a cessão dos boxes por quatro anos, renováveis por mais quatro. Agora, é esperar a boa vontade para que logo logo possamos ver os boxes ocupados e nosso mercado aberto de fato. Até agora, só um lindo cartão postal após a reforma e nada mais.


ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next