Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
 

Priorizando a saúde e dando continuidade à retomada gradativa das atividades em Santa Catarina, o Serviço Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), amplia o atendimento presencial para casos específicos, mediante agendamento. A decisão, publicada nesta sexta-feira, 17, no decreto 562, estipula o serviço como essencial à população e passa a valer a partir desta segunda-feira, 20.

O retorno à atividade vai priorizar apenas atendimentos necessários e emergenciais. Quem precisar do serviço presencial deve entrar em contato com a agência por meio do telefone (48) 3647-7775, entre 13h e 18h. O Sine de Laguna fica localizado na Praça República Juliana, no Centro Histórico.

“É importante salientar que as pessoas podem e devem continuar usando os serviços on-line do Sine, para evitar a propagação da Covid-19, e se possível, priorizar não sair de casa. Diante da grande demanda, num esforço conjunto da Secretaria da Saúde, ampliamos a forma de atendimento do Sine neste momento tão difícil para todos nós. Lembrando que a forma presencial é exclusivamente para casos específicos, apenas em atendimentos agendados”, explica o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino.

Divulgação / Governo SC

Atendimento remoto

O coordenador estadual do Sistema Nacional de Emprego em Santa Catarina, Ramon Fernandes, explica que os serviços podem ser acessados ainda no aplicativo do Governo Federal, o Sine Fácil. “Nos últimos dois dias, nossas unidades encaminharam mais de 300 solicitações por e-mail”, destaca.

Lá o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. A Secretaria reitera aos trabalhadores que precisam dar entrada no seu seguro-desemprego, que o mesmo também pode ser feito por meio site do Governo Federal, servicos.mte.gov.br .

O Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina reforça ainda que, devido aos cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus, pendências ou divergências na solicitação também podem ser resolvidas pelo e-mail: seguro@sine.sc.gov.br.

Como proceder

Em caso de divergência nas informações, mesmo que o trabalhador receba uma mensagem para validação presencial dos documentos, não é necessário o deslocamento até uma agência do Sine. O problema pode ser resolvido com o envio de fotos da documentação pelo e-mail disponibilizado acima. A partir de então, após a solução das pendências, será dado sequência ao processo para recebimento dos valores.

Para aqueles que têm dificuldades com o sistema digital do Governo Federal, devem ligar a partir desta segunda-feira, para a unidade do Sine da sua cidade e agendar o horário de atendimento a partir da próxima quarta-feira, 22.