Sesc solicita doações para confecção e distribuição de máscaras

Iniciado na última semana, o projeto ‘Envolva-se’, promovido pelo Sesc Santa Catarina, visa mobilizar doadores de materiais e voluntários para confecção de máscaras de tecido e em seguida doadas à população.

A medida se faz necessária, neste momento, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que gera grande demanda do sistema de saúde e risco à população, principalmente às pessoas com saúde mais debilitada e moradores de comunidades periféricas.

Em Laguna, a ação “Máscaras para Todos” segue recebendo doações. “Recebemos materiais e cadastramos oito voluntárias, mas ainda precisamos de mais doações. Sabemos que existem muitas pessoas que não tem como adquirir a máscara e a campanha se destina a estes cidadãos”, comenta a organizadora do projeto na cidade, Miriam Rodrigues.

Todo o material arrecadado será entregue pelo Sesc aos participantes voluntários do projeto para a produção das máscaras. E todas as máscaras serão doadas em comunidades e instituições sociais identificadas pela Instituição e entidades parceiras.

Outras informações e agendamento para doação de produtos podem ser obtidas pelo telefone (48) 3644-0152 ou 98416-6007 (WhatsApp).

“Neste momento, juntamente com os cuidados com a saúde, é urgente pensar em estratégias de fortalecimento e suporte a essas comunidades, que se encontra em grupos de risco e maior exposição. O projeto reforça o compromisso social do Sesc em contribuir para a prevenção da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19)”, destaca Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente de Saúde e Assistência do Sesc Santa Catarina.

Além disso, Jéssica destaca que, como signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Sesc assumiu o compromisso com a incorporação da Agenda 2030 nos projetos desenvolvidos pela Instituição. A atuação do projeto Envolva-se segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas das ODS 03 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Como acontece:

O projeto será desenvolvido por meio de uma rede colaborativa, que promove a responsabilidade socioambiental e a cooperação entre doadores de materiais e os participantes voluntários cadastrados no projeto “Envolva-se”, com a finalidade de ampliação da produção e distribuição de máscaras artesanais de tecido para uso das pessoas que mais necessitam. E assim, incentivar a cultura da doação e da colaboração.

Como doador de materiais

Podem doar pessoas físicas ou empresas. Os interessados precisam fazer contato com a Unidade do Sesc Santa Catarina da sua região para agendar a entrega e o Sesc vai até o local receber o material.

Materiais necessários:

Tecidos 100% algodão, TNT, malha/fio de malha, tesoura de tecido, agulhas, linhas, elásticos.

Preferencialmente, pede-se que os materiais estejam higienizados e embalados para evitar a disseminação do vírus.

Como participante voluntário na confecção das máscaras

Os interessados em participar como voluntários na confecção das máscaras devem se cadastrar neste link ou entrar em contato com o Sesc da sua região. Em Laguna, a unidade atende pelo telefone (48) 3644-0152 ou (48) 98416-6007 (WhatsApp).

Todos os voluntários receberão videoaulas e materiais de orientação para aprenderem a confeccionar as máscaras em casa, com ou sem máquina de costura. Também receberão em casa os materiais para a produção das máscaras, que serão arrecadados de empresas parceiras e demais doadores.

O Sesc recolherá as máscaras produzidas pelos voluntários para organizar as entregas.