Semana começa com passagem de frente fria e pancadas de chuva

Áreas de instabilidade associadas à passagem de uma nova frente fria favorece as pancadas de chuva com temporais isolados nesta segunda-feira, 6, pela manhã na região Oeste e se espalham para as demais áreas ao longo do dia.

Segundo a Defesa Civil, o amanhecer segue com temperaturas baixas nos Planaltos (de 10°C a 13°C) e amenas no restante do estado (de 16°C a 22°C). Ao longo do dia, as temperaturas sobem no litoral, Vale e áreas do Planalto Norte (máximas até 33°C), enquanto que no restante do estado permanecem amenas (até 25°C). Ventos de norte/noroeste passando a quadrante sul com fraca a moderada intensidade.

Em Laguna, a máxima não deve ultrapassar os 23°C. De acordo com previsão da Epagri/Ciram, a segunda-feira, será marcada pela presença do sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Em Laguna

Domingo: mínima 14ºC e máxima 25ºC – sol com algumas nuvens.
Segunda
mínima 14ºC e máxima 23ºC – sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Terça: mínima 10ºC e máxima 23ºC – encoberto, melhorando no decorrer do dia;
Quarta: mínima 10ºC e máxima 25ºC – sol com algumas nuvens;

Risco de alagamentos devido à maré alta em SC

Segundo comunicado da Epagri/Ciram em seu site oficial,  para o domingo, 5, há o risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense, devido à maré alta. Este fenômeno será provocado pela influência do vento do quadrante sul e forte agitação marítima com ondas de 2 a 3 metros, podendo chegar a 4 metros no Litoral.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Madrugadas frias serão mais frequentes

A madrugada será de temperatura mais baixa neste fim de semana em Santa Catarina. Na região serrana do Planalto Sul, a previsão é de geada na madrugada de domingo, com temperaturas mínimas próximas de 0ºC, em municípios como Urupema, Urubici e São Joaquim. Esta condição de tempo está associada a uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil, que também favorece o predomínio de sol em SC, com umidade do ar muito baixa à tarde, entre 40% e 50% no interior do estado.

Outra massa de ar frio está sendo prevista para os dias 08 e 09 de abril, favorecendo novamente a condição de geada e temperaturas mínimas próximas de 0°C no Planalto Sul. “Com a chegada do outono, os dias frios  passam a ser mais frequentes em SC, principalmente nas áreas da serra”, comenta a meteorologista Gilsânia Cruz da Epagri/Ciram.

A condição atual do país é uma preocupação da meteorologista: “Mais do que nunca, é importante monitorarmos a chegada do frio no estado, para subsidiar o trabalho dos profissionais da saúde. Não podemos impedir que o frio chegue, mas se for previsto, estaremos melhor preparados para recebê-lo. Essa é a contribuição da meteorologia no momento atual.”

Veja os detalhes

Domingo (05/04):
Tempo: firme com sol na maior parte do dia em SC, com poucas nuvens no início e fim do dia no Planalto Sul e no Litoral. Umidade do ar baixa, com valores de 40 a 55% à tarde no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte.
Temperatura: em elevação. Baixa ao amanhecer em todas as regiões, com temperatura mínima entre 0°C a 5°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão ou massa de ar seco e frio no Sul do Brasil.

Segunda-feira (06/04): 
Tempo: mais fechado, com nuvens, chuva e temporais isolados no Oeste e Meio-Oeste a partir da manhã. Nas demais regiões sol com mais nebulosidade e chuva muito isolada e ocasional na tarde e noite, devido a chegada de uma frente fria. Previsão de chuva mal distribuída com maior acumulado no Oeste.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, moderado com rajadas.

Terça-feira (07/04): 
Tempo: do Planalto ao Litoral sol, com mais nuvens e chuva fraca pela manhã da Grande Florianópolis ao norte do estado. Nas demais regiões sol com poucas nuvens.
Temperatura: em declínio, com queda mais acentuada à noite (mínima) devido ao avanço de uma massa de ar mais frio e seco.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (08/04): 
Tempo: sol e com poucas nuvens em SC, com nevoeiros e chuvisco no início da manhã na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Temperatura: amena e baixa amanhecer em todas as regiões, com temperatura mínima entre 0°C a 5°C e formação de geada no Planalto Sul.
Vento: sudeste, com variações de sul no Planalto e litoral, fraco.

Notícias relacionadas