Previous
Next

Respiradores emprestados retornam ao hospital de Laguna

Cinco respiradores e cinco monitores emprestados pelo Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna ao Governo de Santa Catarina foram devolvidos à unidade lagunense no final da tarde de terça-feira, 7. A informação foi divulgada pela Polícia Civil de Criciúma e confirmada pela reportagem do Portal Agora Laguna, nesta quarta-feira, 8.

O conjunto de equipamentos estava no Hospital São José, de Criciúma, e foi devolvido após ter sido usado pela unidade. O transporte dos itens foi feito pelos policiais civis, em conjunto com a Defesa Civil estadual.

Segundo a administradora do hospital de Laguna, Cheyenne de Andrade Leandro, “como a ideia é abrir a UTI esses equipamentos vão ficar aqui. Acredito que eles [governo] não vão mais pedir emprestado”.

O hospital de Laguna cedeu os equipamentos a pedido da administração pública estadual – os itens foram adquiridos com recurso do governo catarinense – por não estarem em uso, já que a UTI não está ativada. Há mais cinco monitores e dois respiradores que estão sob responsabilidade do Estado.

Apesar do empréstimo, os pacientes do Senhor Bom Jesus dos Passos não ficaram desassistidos. A unidade continuou com oito respiradores e 18 monitores à disposição para utilização em Laguna.

A unidade tenta ativar os dez leitos de terapia intensiva existentes e solicitou ao governo repasse financeiro de R$ 500 mil para as adaptações estruturais necessárias. A possibilidade é real, já que a Secretaria estadual de Saúde tem a intenção de abrir pouco mais de 700 leitos do gênero em todo o estado.

Divulgação/Polícia Civil de Criciúma

Notícias relacionadas