Professora da Udesc Laguna integra debate sobre impactos da pandemia nas cidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 712 visualizações,  4 views today

A arquiteta e urbanista Carolina Stolf Silveira, professora do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, participou de seminário online da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completasconceito que visa integrar planejamento do uso do solo e mobilidade urbana de modo sustentável. No encontro, entre outros temas, foram abordados os impactos da pandemia nos centros urbanos.

O evento foi organizado pela WRI Brasil, instituição global de pesquisa. Além de Carolina, o seminário contou com a participação de Regina Cohen, arquiteta e coordenadora do Núcleo Pro-acesso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de Tarcísio Bahia de Andrade, arquiteto e colunista do jornal A Gazeta, onde escreve sobre temas como mobilidade urbana e sustentabilidade; e de Zenith Delabrida, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (Abrapa).

Cerca de 40 professores universitários participaram, de forma online, do encontro, que abordou os seguintes temas: como o planejamento urbano pode mitigar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus; influências na acessibilidade de pessoas com deficiência; possíveis consequências dos serviços remotos na mobilidade urbana; e o impacto emocional da imobilidade na qualidade de vida das pessoas.

Para Carolina, além de da troca de experiências, o seminário proporcionou reflexões acerca das consequências da covid-19 nos centros urbanos e abriu espaço para discussão sobre saúde pública através de modos ativos de transporte, além de formas de uso e ocupação do solo.

“A ideia da rede é contribuir para a formação de profissionais qualificados, que desenvolvam projetos para que as cidades brasileiras do futuro tornem-se mais seguras, saudáveis e democráticas”, afirma a docente.

Assista a gravação do seminário organizado pela Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas por meio deste link.

Atuação na área

Carolina tem graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com período de doutorado sanduíche na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Desenvolve pesquisas abordando espaços públicos urbanos e de transporte.

Atuou no desenvolvimento de planos e projetos de mobilidade urbana sustentável emJoinville (Ippuj) e também nas recomendações de acessibilidade espacial do transporte público para a Região Metropolitana de Florianópolis.

Previous
Next