Orientar & Fiscalizar: Recomendações aos condutores de lanchas – parte 1

Editoria de arte/DelLaguna

A Marinha do Brasil apresenta uma série de orientações aos condutores de lanchas. Confira:

1) Habilitação

Para a condução de embarcações amadoras de qualquer porte, navegar em águas abrigadas, ou seja, baías, rios, represas, lagoas e áreas estipuladas pela Capitania dos Portos, é requisito obrigatório a posse da habilitação pelo condutor.

2) Dotação de coletes sava-vidas

A dotação de coletes deverá ser, pelo menos, igual ao número total de pessoas a bordo, estando em local de fácil acesso, devendo haver coletes de tamanho pequeno para as crianças, observadas as Classes mencionadas no Item 0414 da NORMAM03/DPC.

3) Atente-se aos passageiros

Ao levar amigos e familiares para passear nas embarcações assegure-se de que todos estejam devidamente sentados, pois, caso contrário, podem ocorrer quedas dentro e até mesmo fora da embarcação. Se os passageiros forem novatos, é melhor planejar um passeio mais curto e perto do local de saída, pois, se alguém passar mal é mais fácil de regressar.

4) Lotação de embarcação

A quantidade permitida de passageiros deverá estar afixada nas embarcações em local visível. Não é permitido um quantitativo excedente de passageiros ao estipulado para cada embarcação, devendo com isso ser respeitada a salvaguarda da vida humana.

 Atenção

Ao observar alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar ou para a prevenção da poluição hídrica, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região por meio deste site (clique aqui).

 Telefone emergencial da Marinha: 185

Pelo Ato nº 881, de 18 de fevereiro de 2008 da Anatel, foi autorizado o uso do Código de Acesso a Serviço Público de Emergência no formato “185”, para atendimento nos serviços prestados pela Marinha do Brasil, para atendimento da salvaguarda da vida humana no mar, com a designação de “Marinha – Emergências Marítimas e Fluviais”.

Marinha do Brasil – Protegendo Nossas Riquezas, Cuidando da Nossa Gente


CAPITANIA DOS PORTOS é uma unidade da Marinha do Brasil em Laguna, atuante desde 1923, com objetivo de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da armada, na sua área de jurisdição, como orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações relacionadas, em sua área de atuação.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Útimas Notícias