Modificada por causa do coronavírus, programação da Semana Santa inicia hoje

A Semana Santa em Laguna inicia sua programação nesta quinta-feira, 9, com alterações significativas por causa das medidas de isolamento social em virtude do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa a doença Covid-19.

As celebrações serão realizadas virtualmente pelas mídias sociais da Paróquia Santo Antônio dos Anjos, que vem realizando desde o início da quarentena em Santa Catarina transmissões de missas pela internet e através do rádio.

Outra tradição religiosa com leve alteração é a procissão tradicional do Santíssimo Sacramento, que vai ocorrer em translado pelas comunidades da Paróquia de Santo Antônio dos Anjos e Santíssimo Sacramento, passando na frente de todas as 14 igrejas do distrito paroquial, que receberão o Santíssimo com o repicar de sinos e enfeitamento das capelas.

Os fieis, entretanto, não poderão acompanhar com seus carros a procissão, como reforça Leonardo Demétrio, provedor da Irmandade de Santo Antônio dos Anjos e Santíssimo Sacramento. “Saliento para que a população não saia na rua; não será carreata. Será uma procissão de três carros: o do Santíssimo, um da polícia e o carro de som, a pedido da própria Polícia Militar”, pontua. O pedido é para que as comunidades acompanhem a procissão à distância e sem aglomeração.

Confira a programação

9 de abril, quinta-feira

  • 19h – Missa da Instituição da Eucarístia (presidida pelo padre Lenoir Steiner-Becker)

10 de abril, sexta-feira

  • 14h – Via Sacra (condução CPC Matriz)
  • 15h – Solene ação litúrgica com beija cruz (presidida pelo padre Lenoir Steiner-Becker)

11 de abril, sábado

  • 19h – Celebração da vigília pascal (presidida pelo padre Itamar Faísca)

12, de abril, domingo de Páscoa

  • 9h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento (presidida pelo pe. Itamar Faísca)
    (Roteiro: Centro Histórico, Morro da Glória, Mar Grosso (com retorno pelo Morro da Glória), Campo de Fora, Portinho, Barbacena, Praia do Sol, Nova Fazenda, Estreito, Perrixil, Caputera, Bentos, Barranceira, Loteamento Juliana, Cohab Mato Alto, Progresso, com retorno pela avenida Colombo Salles até à Matriz).
  • 19h – Missa da Ressurreição* (presidida pelo pe. Itamar Faísca)

*com transmissão do Portal Agora Laguna e da Difusora FM

Notícias relacionadas