Instituto Australis está promovendo novo projeto em favor das baleias-francas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 596 visualizações,  8 views today

A região sul do Brasil é muito importante para as baleias-francas, pois muitas delas migram das águas geladas da Antártica para acasalar e ter seus filhotes nas águas quentes de Santa Catarina. Por serem classificadas como “em perigo” na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, ao longo de três décadas, dezenas de iniciativas são realizadas para promover a recuperação populacional da espécie na região.

Essa, diga-se, é a única baleia ameaçada de extinção que reproduz na costa do Brasil. As estimativas apontam que apenas 200 fêmeas reproduzem e frequentam com regularidade o litoral sul do país.

Nesse ano, um novo projeto vem somar para a conservação da espécie, o ProFRANCA – Projeto Franca Austral – que é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Socioambiental. Tem como objetivo conservar a baleia-franca tanto através da continuidade de pesquisas realizadas a longo prazo como pela execução de metodologias inovadoras aplicadas para descobertas de novas informações biológicas sobre a espécie. Além disso, sensibilização e responsabilidade ambiental também estão previstas através de ações de mobilização social, educação ambiental, capacitações e atividades escolares, contribuindo para a formação de cidadãos ativos na valorização do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

O ProFRANCA iniciou suas atividades na temporada de verão 2020, no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Itapirubá, Imbituba (SC), sede do Projeto e do Instituto Australis, com o programa “De Férias com as Baleias”, atividades foco durante o verão.

Os trabalhos

De dezembro a fevereiro (2019/2020) foram realizadas 20 atividades com a presença de 283 participantes, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o objetivo de conscientizar sobre educação ambiental de forma divertida. Além do “De Férias com as Baleias”, durante o período do verão o Instituto Australis recebeu 1611 pessoas em seu Centro de Visitantes, que vieram para buscar mais conhecimento sobre o Instituto, a baleia-franca e o ambiente marinho.

Notícias relacionadas

Previous
Next