Hospital de Laguna pode ser referência no Sul de SC para tratamento de Covid-19

Previsto para ser hospital de referência na região Sul catarinense, o Hospital Regional de Araranguá (HRA) desistiu de ser a unidade centralizadora de casos graves de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A intenção é que o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, assuma o posto.

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, Daisson José Trevisol, em boletim diário para a imprensa na noite deste domingo, 5. A escolha do Senhor Bom Jesus dos Passos foi citada em reunião com os gestores das secretarias da Saúde da Amurel.

“Tivemos a informação no dia de ontem que o hospital de Araranguá que abriu mão de ser o hospital de referência aqui na região Sul e ficou definido que o hospital de Laguna depois de algumas reformas e necessidades que tem de fazer será a referência para a região Sul, inclusive com mais dez leitos de UTI, além daqueles que temos aqui no município de Tubarão”, informou Trevisol.

Portal Agora Laguna procurou a administração da unidade de Laguna para comentar a informação. Cheyenne de Andrade Leandro, administradora do hospital, disse que estão ocorrendo conversas nesse sentido, mas acrescentou que a casa hospitalar não tem confirmação oficial da decisão de torná-la referência.

Para ser referência, diz Cheyenne, o hospital precisaria abrir os dez leitos de UTI existentes em Laguna, mas até o momento não houve retorno por parte do Estado para o ofício protocolado na última semana na Casa Civil catarinense. A unidade pediu R$ 500 mil para a realização de melhorias estruturais e a devolução imediata dos equipamentos emprestados ao governo assim que os leitos sejam ativados. Uma nota oficial deve ser emitida na segunda-feira, 6.

Notícias relacionadas