Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A sexta-feira, 3, foi uma prévia do que deve ocorrer também neste final de semana em Laguna, com temperaturas mais baixas, principalmente durante a madrugada, segundo previsão da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina.

Na região serrana do Planalto Sul, há previsão de geada e mínimas próximas de 0ºC, em municípios como Urupema, Urubici e São Joaquim. A condição de tempo está associada a uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil, que também favorece o predomínio de sol em SC.

Em Laguna, o sábado e domingo devem ser ensolarados com tempo seco. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 25°C.

Outra massa de ar frio está sendo prevista para os dias 8 e 9 de abril, favorecendo novamente a condição de geada e temperaturas mínimas próximas de 0°C no Planalto Sul. “Com a chegada do outono, os dias de frio passam a ser mais frequentes em SC, principalmente nas áreas da serra”, comenta a meteorologista Gilsânia Cruz.

A condição atual do país é uma preocupação da meteorologista. “Mais do que nunca, é importante monitorarmos a chegada do frio no estado, para subsidiar o trabalho dos profissionais da saúde. Não podemos impedir que o frio chegue, mas se for previsto, estaremos melhor preparados para recebê-lo. Essa é a contribuição da meteorologia no momento atual.”

Em Laguna

Sábadomínima 12ºC e máxima 25ºC – ensolarado;
Domingo: mínima 13ºC e máxima 27ºC – ensolarado;
Segunda: mínima 16ºC e máxima 30ºC – sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Terça: mínima 12ºC e máxima 23ºC – sol entre algumas nuvens.

Risco de alagamentos devido à maré alta em SC

Neste sábado, 4 e domingo, 5,  há o risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense, devido à maré alta. Este fenômeno será provocado pela influência do vento do quadrante Sul e forte agitação marítima com ondas de 2 a 3 metros, podendo chegar a 4 metros no Litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Ressaca

Previsão de rajadas fortes de vento sudoeste a sul de 50 a 70 km/h no decorrer desta sexta-feira no Litoral Sul e a tarde e noite no restante do Litoral. Mar muito agitado, com ondulação de Sul e picos de 2,0 a 3,0 m, chegando a 4,0 m ao Aul de Florianópolis. Um ciclone intensifica-se no oceano, em frente ao Litoral do Rio Grande do Sul, e uma alta pressão avança no Sul do Brasil ocasionando o risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Veja os detalhes

Sábado e domingo (04 e 05/04)
Tempo: estável e seco, com sol e poucas nuvens em SC. Umidade do ar baixa, com valores de 30 a 50% à tarde do Oeste ao Planalto, de 50 a 65% no Litoral.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões, com temperatura mínima entre 0°C a 5°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (06/04)
Tempo: mais nuvens com chuva e temporais isolados no Oeste e Meio-Oeste a partir da manhã, e nas demais regiões na tarde e noite, devido a chegada de uma frente fria. Previsão de chuva mal distribuída com maior acumulado no Oeste.
Temperatura: mais elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, moderado com rajadas.

Terça-feira (07/04)
Tempo: manhã com mais nuvens no Planalto Sul. No decorrer do dia, tempo estável com sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: em declínio, com queda mais acentuada à noite (mínima) devido ao avanço de uma massa de ar mais frio e seco.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas intensas no Planalto Sul e Litoral.