Alerta: Vento forte e mar agitado com risco de ressaca

Foto: André Luiz/Agora Laguna

A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do clima em Santa Catarina, emitiu um alerta nesta quinta-feira, 30, para a possibilidade de ressaca no litoral, devido a um ciclone extratropical entre o Litoral da Argentina e Rio Grande do Sul e o avanço de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

São esperadas rajadas fortes de vento Sul de 50 a 70 km/h nesta quinta-feira e novamente no sábado, 2. Além disso, segundo a previsão, o mar estará bastante agitado, com ondulação de Sul e picos de 2,5 a 3 metros mais altos em áreas afastadas da costa, com risco de ressaca. Essa condição se torna desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.

De sexta-feira, 1° a domingo, 3, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado principalmente pelo vento do quadrante Sul que empilha água na costa, pela influência da lua nova (maré de sizígia) e forte agitação marítima com ondas de 2,5 a 3 metros próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, como a  rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

Feriado

A sexta-feira, 1° de maio, feriado do Dia do Trabalhador será marcada pela atuação de áreas de instabilidade que favorecem a presença de nuvens, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. No decorrer do dia há possibilidade de pancadas de chuva intercaladas com aberturas de sol. No amanhecer as temperaturas são amenas no Planalto Sul (8 a 10ºC). Durante a tarde a presença de nuvens contribuem para temperaturas mais amenas, entre 24 e 26ºC no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste, e entre 20 e 23ºC nas demais regiões.

Já para o sábado e domingo, dias 2 e 3 de maio, o sol deve brilhar em todas as regiões, com as temperaturas em gradativa elevação. A máxima pode chegar aos 23°C no domingo em Laguna. Na segunda-feira, 4, o dia inicia com poucas nuvens, a partir da tarde há condição de pancadas de chuva nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.

Próxima semana com mudança significativa no tempo

Na próxima semana há previsão de mudança mais significativa do tempo em Santa Catarina, com chuva melhor distribuída, seguida de declínio acentuado da temperatura, segundo nota da Epagri/Ciram. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de maio, uma frente fria acompanhada de maiores índices de umidade do ar deve atingir o estado, provocando chuva e temporais localizados.

Os maiores volumes de precipitação são esperados para o oeste do estado. Depois da chuva, as temperaturas declinam bruscamente, a partir da quarta-feira, com o avanço de uma intensa massa de ar polar para o Sul do Brasil, trazendo temperatura negativa e geada.

Previous
Next