Alerta para vento forte e mar muito agitado com ressaca

A passagem de uma frente fria provoca chuva no decorrer da manhã e tarde do Meio-Oeste ao Litoral. Na região Oeste há melhora gradativa, com variação de nuvens. Durante a tarde as temperaturas são amenas do Oeste ao Planalto Norte (19 a 23ºC). No Planalto Norte as máximas variam entre 19 e 23ºC, no Litoral e Vale do Itajaí entre 26 e 29ºC. Direção do vento de nordeste no Litoral e nas demais regiões variando de nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

De acordo com alerta da Epagri/Ciram, a previsão indica rajadas fortes de vento Sudoeste a Sul de 60 a 80 km/h na noite de terça e quarta, devido a um ciclone no oceano, em frente ao Litoral do Uruguai e RS. Mar muito agitado, com ondulação de Sul e picos de 2 a 3 metros chegando a 4 metros em áreas mais afastadas da costa. Risco de ressaca nesta quarta-feira e condição desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Já na quarta-feira, com a entrada de uma massa de ar frio e seco, o tempo é firme e ensolarado no estado. No Litoral Sul há a presença de poucas nuvens. As temperaturas sofrem declínio, no amanhecer são baixas nas regiões mais elevadas, 3 a 5ºC no Planalto Sul e Meio-Oeste, 5 a 7ºC no Oeste e Planalto Sul. Durante a tarde variam entre 17 a 30ºC do Oeste ao Planalto Sul, entre 19 a 22ºC no Planalto Norte e nas demais regiões de 24 a 26ºC. Direção do vento de quadrante nordeste no Litoral Norte e Grande Florianópolis e de sudoeste nas demais regiões, intensidade fraca a moderada.

Atenção: temperatura baixa com geada

Embora a condição não seja de frio rigoroso, a temperatura também diminui nas demais regiões de SC, com mínima de 8°C a 14°C no Litoral e 6°C a 8°C em Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. Durante o dia, máxima próxima de 25°C a 26°C na maioria das regiões e 20°C no Planalto Sul, devido a uma massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.

Em Laguna

Terçamínima 15ºC e máxima 26ºC – nebulosidade variável;
Quartamínima 11ºC e máxima 24ºC – ensolarado;
Quintamínima 12ºC e máxima 25ºC – ensolarado;
Sexta: mínima 10ºC e máxima 26ºC – sol entre algumas nuvens;

Veja os detalhes

Terça-feira (14/04):
Tempo: pancadas isoladas e passageiras de chuva com trovoada, melhorando no decorrer do dia. Risco de temporal localizado na madrugada e início da manhã, especialmente no oeste e sul do estado.
Temperatura:  mais elevada, em declínio no fim do dia.
Vento: norte a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em rápido deslocamento por SC, seguida de uma massa de ar frio e seco (alta pressão).

Quarta-feira (15/04):

Tempo: estável e ensolarado em SC, com mais nuvens do Oeste ao Planalto Sul no início do dia.
Temperatura:  em declínio.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com intensas rajadas no Planalto Sul e Litoral, devido a um novo ciclone extratropical na costa do RS.

Quinta e sexta-feira (16 e 17/04):
Tempo: estável com sol e poucas nuvens em todas as regiões.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e período noturno, com mínima de – 2°C a 4°C nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, com formação de geada isolada. No decorrer do dia, temperatura amena.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Notícias relacionadas

Previous
Next