Previous
Next

Acesso Norte: ‘Tudo ainda está dentro dos limites contratuais’, diz prefeito

Com cerca de 2,2 km de pavimentação já concluída, as obras do acesso Norte via Barbacena recebem os serviços da Casan, que executa nessa semana a instalação da rede de água. “Estamos realizando melhorias no abastecimento e estamos relocando as redes na calçada para evitar vazamento no asfalto”, salienta o chefe da agência local, Diego Rodrigues. Em paralelo, a Secretaria de Obras finaliza a abertura de valas de escoamento para drenagem.

Ainda nesse semana, alguns moradores afirmaram nas redes sociais que a empresa Qualidade, responsável pelas obras de asfaltamento, poderia suspender os trabalhos. Nossa equipe esteve nesta quinta-feira, 30, no local e nenhum veículo ou funcionário da empresa foi encontrado trabalhando.

Em contato com o gerente de obras da empresa Qualidade, Márcio Ogibowski, ele se limitou a dizer que a firma retirou as equipes e as máquinas da via. Em nota em seu site oficial, a prefeitura de Laguna afirma que o processo está dentro dos limites contratuais, conforme cronograma de desembolso, sem nada atrasado.

Segundo o prefeito Mauro Candemil , a maioria dos equipamentos pesados não precisam retornar, pois o trabalho executado pelas máquinas maiores já foi realizado. De acordo com o que foi apurado pela nossa equipe, a empresa aguarda o pagamento de ao menos 20% da terceira nota, junto à prefeitura, que tem até 30 dias para realizar a transferência.

“Parte dos serviços realizados contabilizaram uma terceira nota fiscal de aproximadamente R$ 1,6 milhão, protocolados no dia 27 de abril e de acordo com a cláusula contratual temos 30 dias para pagar. Como o serviço está adiantado, de acordo com o cronograma e honramos o pagamento das duas primeiras notas fiscais apresentadas, cabe a empresa voltar quando bem entender, desde que sejam obedecidas as cláusulas contratuais e concluir a pavimentação em agosto deste ano. Fez 2,2 km em 2 meses, que foi muito bom, até surpreendente, mas tem pela frente 3,1 km para fazer em mais quatro meses, com toda infraestrutura praticamente concluída”, afirmou Candemil ao Portal Agora Laguna.

Ainda segundo a prefeitura, outras questões devem ser finalizadas nos próximos dias. A Celesc deve realizar também a transferência de postes da rede elétrica, além da pendência que deve ser resolvida junto à Ferrrovia Teresa Cristina, por conta da travessia da linha férrea.

“Vai ser interrompido o asfalto na área da faixa de domínio da estrada de ferro e ainda teremos uma reunião com o DNIT para resolver o problema de como vamos chegar na BR-101”, finaliza o prefeito.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Qualidade da pavimentação

A prefeitura recebeu o laudo que atesta a qualidade de pavimentação asfáltica do acesso Norte. Coletas de materiais foram realizadas no dia 14 de abril pela empresa contratada no primeiro trecho asfaltado, entre os quilômetros 1+500 ao 2+540.

De acordo com o relatório de ensaios realizados, conforme  normas técnicas, as amostras extraídas atendem aos critérios especificados.

A obra

O projeto do acesso Norte tem um total de 5,3 quilômetros, inicia na avenida João Marronzinho, passa pela rua Arno João Jerônimo, segue pelo bairro Barbacena, até a BR-101. As obras têm prazo de conclusão para cinco meses.

De acordo com a prefeitura de Laguna, no traçado do novo projeto não serão necessárias indenizações para moradores e proprietários de terras da região. O financiamento para a obra foi aprovado pela Câmara em maio de 2019 e foi conseguido junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).