64% dos leitores apoiam reabertura do comércio na segunda-feira

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Enquete realizada pelo Portal Agora Laguna na página do Facebook, entre quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, aponta que para 64% dos leitores apoiam a reabertura do comércio na próxima segunda-feira, 13. O levantamento recebeu 2.030 manifestações durante as 24h em que esteve disponível para ser votado.

O pedido para a reabertura dos estabelecimentos motivou um protesto de comerciantes na última quinta-feira, com adesão de pouco mais de 20 proprietários de comércio do Centro Histórico de Laguna. O ato durou cerca de 15 minutos e aconteceu de modo pacífico.

“Vamos tomar os cuidados necessários com a higienização. Isso é importante […] todo mundo com máscaras, álcool em gel, nós podemos atender nossos clientes; se os supermercados e farmácias podem atender, nós também podemos”, opina o comerciante Jorge Anastasiadis, dono de loja de serviços de telefonia. “Queremos vender para não ter que demitir, senão teremos de demitir. Não tem como segurar o comércio por 20, 30 dias sem dinheiro no bolso”, acrescenta o presidente do Sindilojas, Natanael Wisintainer.

Reprodução/Agora Laguna

Na enquete disponibilizada pela reportagem, os leitores se dividiram. Ao todo, 36% foram contra a reabertura das atividades comerciais. “Devem abrir com cuidados e o povo respeitando as regras”, disse Simone Bittencourt. “Contra. Pelo menos até passar essa semana de grande pandemia que é muito triste a todos”, contrapôs Thaís Mendes.

Neste sábado, 11, o governador catarinense, Carlos Moisés (PSL), anunciou nova flexibilização da quarentena, autorizando o retorno do comércio de rua, mas barrando por mais algumas semanas, os shoppings centers e galerias comerciais.

Notícias relacionadas