Vídeos: Lagunenses param para aplaudir profissionais que seguem trabalhando

Laguna registrou na noite desta sexta-feira, 20, uma manifestação solidária de aplausos aos profissionais que continuam trabalhando em meio à quarenta do decreto de situação de emergência em Santa Catarina, para garantir acesso da população aos serviços mais básicos.

Vídeos enviados à redação do Portal Agora Laguna mostram que o “aplausaço” aconteceu nos bairros Portinho, Campo de Fora e Mar Grosso.

O gesto de demonstrar apoio surgiu na Itália. Em quarentena, os italianos começaram a marcar através de redes sociais momentos para aplaudir o trabalho destes profissionais. A ideia é incentivar e agradecer pelo empenho em atuar nas áreas básica de atenção às pessoas, principalmente na saúde, em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19).

O movimento ganhou força no Brasil e tem acontecido em diversas cidades, inclusive Laguna.

Moradora de um condomínio residencial no Portinho, Bianca Guedert, disse que achou o ato incrível. “Acredito que a união faz a força, e no momento tão difícil essa é uma pequena forma de agradecimento e gratidão aos profissionais que estão se dedicando à sociedade”. No residencial, as luzes dos apartamentos foram apagadas em sintonia com as palmas.

Alguns prefeririam se manifestar em casa. Como a família do Davi e a pequena Alice Alano, de 5 anos, do Campo de Fora – a mãe, Maria, filmou o momento e enviou à redação.

O decreto de situação de emergência em Santa Catarina cessou o comércio em geral por sete dias e manteve apenas os serviços essenciais à população em funcionamento. A determinação do Estado permite apenas que profissionais da saúde, segurança, comércio essencial (mercados e farmácias), transporte, e imprensa continuem em serviço.