Ilustração: Evilym Cardoso/Foto: Elvis Palma

DE ANIVERSÁRIO: Completo agora no início de março, um ano da coluna #SóAcho aqui no Portal Agora Laguna. Continuamos firmes em busca do melhor para nossa cidade, comentando, interagindo, fotografando ou através de opiniões sobre os vários temas. Agradeço o carinho e as mensagens recebidas até o momento. É algo novo, mas desafiador a cada dia.

FIM DE FEVEREIRO se encerrando e nossas praias sem problemas de balneabilidade. Todas nessa temporada estão próprias para banho, segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC). Os dados da cidade constam no relatório divulgado nesta sexta-feira, 6, após análises coletadas nas praias da Teresa, Cardoso, Mar Grosso, Itapirubá, Gi, Prainha do Farol, além da lagoa em Cabeçuda.

Divulgação

ANIMAIS DE RUAS: Do site da prefeitura de Laguna veio a informação que 563 animais, entre eles cães e gatos, foram castrados no ano de 2019 de forma gratuita. É bom lembrar que muito mais pode ser feito por esses animais indefesos que vivem nas ruas onde a grande maioria foi abandonado por um ser que se diz humano. Infelizmente, o que se vê é um aumento considerável, principalmente de cachorros em nossa cidade, que graças a grupos do bem conseguem levar um pouco de carinho e alimentação.

PERDEMOS MAIS 2 BOTOS em menos de uma semana, somente este ano. O primeiro caso mostrou um comportamento de uma boto fêmea ao não abandonar o filhote morto sensibilizou pescadores e a comunidade de Laguna. O segundo boto foi encontrado sem vida na região. A triste realidade foi após necropsia, ficou constatado que ambos apresentavam fraturas que podem ter sido ocasionadas por colisões com embarcações. Pergunto, até quando vamos continuar perdendo nosso patrimônio por conta da irresponsabilidade de alguns, que mesmo contra a lei circulam em alta velocidade, principalmente montados nos jet skis. Já não bastava as redes clandestinas, agora mais essa ação do ‘bicho homem’.

OPERAÇÃO VERÃO 2019-2020 no 8° Batalhão de Bombeiros Militar iniciou a alta temporada no dia 2 de dezembro de 2019 e encerrou-se oficialmente neste último domingo, 1º de março. O trabalho de prevenção e salvamento foi realizado de forma ininterrupta nos quatro municípios do litoral: Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna. A operação deve continuar até o feriado da Páscoa, mas de forma reduzida, logo após ficaremos sem esse importante serviço, embora tenha sido anunciado a sua permanência na praia do Mar Grosso aos finais de semana.

Arquivo pessoal

O ADEUS AO TIO PRETO: O movimento tradicionalista se despediu essa semana do Sr. Itamar Sebastião Matos, o “tio Preto do CTG”, que foi o pioneiro da cultura tradicionalista em Santa Catarina e aqui na região. Certamente deixou um legado de defesa dos costumes gaúchos e, mesmo acometido de doenças cardíacas, não deixou de encilhar um cavalo e sair cavalgando pelos caminhos tropeiros do Sul do Brasil. …“Tio Preto era um grande contador de histórias. Tanto as suas como dos outros. Ria muito e aprendeu a levar a vida de forma mais leve. Aprendeu mesmo. Porque não foi sempre assim. As histórias “dos Mattos” de antigamente são de impressionar. Mas com seria diferente? O homem foi feito na lida bruta! Não tinha refresco, era só mau tempo! – comentou o comunicador e amigo, por vezes, companheiro de viagem, Rafael Bicca”….

SENDO REPAGINADA: Na Fonte da Carioca, quem passa pode observar uma mudança principalmente no paisagismo que vem sendo feito no local. Com esse trabalho, solicitado pela Secretaria de Turismo e executado pela Fundação Irmã Vera, onde serão colocados gramados, palmeiras e flores na nossa fonte “dos namorados”.  A Carioca é um dos locais mais visitados em nossa cidade, principalmente pelos turistas em busca de histórias do nosso passado e no gole a gole de uma água cristalina fica o gostinho de voltar a nossa Laguna. Tenho dito, são pequenas ações que deixam grandes marcas.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

#RAPIDINHAS: No mundo digital não escapou nem a tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social, a conhecida CTPS. A nova carteira agora é de forma digital que substitui a carteira física e está disponível para os cidadãos através de aplicativo para celular nas versões iOS e Android e web. Uma mudança que deixou muitos espantados.

IMBITUBA & LAGUNA: Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) disponibilizados pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia mostram duas realidades, comparando os municípios de Imbituba e Laguna. Em Imbituba, nos dois últimos anos (2018/2019) foram admitidos 10.741 trabalhadores e dispensados 9.897 com carteira de trabalho assinada. Isso representou a abertura de novos 844 postos de trabalho. Já em Laguna, foram admitidos 6.367 trabalhadores e dispensados 6.634 com carteira de trabalho assinada, representando o fechamento de 267 postos de trabalho. Uma diferença muito expressiva para o município vizinho de Imbituba superando as admissões de Laguna em 4.374 trabalhadores. Confesso que fiquei espantado com esses números.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

BOXES SEM DEFINIÇÃO: Mesmo aberto à visitação desde o dia 31 de janeiro, o Mercado Público de Laguna ainda aguarda a licitação para a concessão de seus 24 boxes, que deve demorar um pouco mais para ser lançada segundo o jornal Diário do Sul. Com previsão de que fosse aberta em meados de fevereiro, agora a lei ordinária aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Mauro Candemil voltou à Casa, para que o prazo de concessão fosse ampliado. Ela ainda não tem data para ser lançada. A lei aprovada pela Câmara em dezembro é a de que a concessão de uso do prédio público para exploração de atividade econômica seja pelo prazo de quatro anos. A Casa rejeitou a proposição inicial da prefeitura, que seria para dez anos de concessão. Agora, nos resta esperar que esta licitação dê a oportunidade à muitos de adquirirem um espaço no nosso Mercado.

POLÍTICA & POLÍTICOS: Já estão nas janelas aguardando o andar da carruagem e para onde irão soprar os ventos, é a esperada “janela partidária”, onde vereadores e deputados que estejam ocupando mandatos possam trocar de partido sem que percam a cadeira. Em nossa cidade os olhares estão voltados para a Câmara de Vereadores visando principalmente a eleição municipal para prefeito. A tendência é que algumas melancias se acomodem a medida que a carroça se movimente, mais não se espante se até a última hora umas pularem de galho tipo “farinha pouca meu pirão primeiro”.

CARÁ NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: É o quinto secretário nomeado para a pasta. No início da gestão Candemil o cargo era ocupado por Maria de Fátima Figueiredo Duarte. Na sequência, o ex-vereador Hirã Floriano Ramos e a ex-secretária de Saúde de Laguna, Tanara Cidade de Souza administram a secretaria. Por último, o ex-vereador Aderbal Cardoso “o garotinho” esteve na função entre janeiro e fevereiro, quando faleceu. Ao ex-vereador José Carlos Mendes Netto, desejamos sucesso.

DE QUEM É A CULPA? Da sociedade ou do município? Esse é o questionamento que sempre surge quando o assunto são os cães de ruas e principalmente quando atacam e ferem pessoas pelas ruas e em diversos bairros em nosso município. A cobrança sempre vem após uma postagem: …

“Elvis porque incitar a população contra os cães? Sabes o quanto nossa luta e árdua e como eles sofrem, esses que ela diz que foi mordida com certeza levou chutes pois são dóceis. Jamais diga que gosta de cães porquê é mentira. Quem ama realmente jamais faria isso. Te admirava muito, mas acabou. Muito triste isso. Isso prejudica demais o trabalho de todas protetoras, nos desmotiva”…

Em primeiro lugar, na minha postagem não incitei, como mencionou, a população contra os cães, apenas relatei um fato que se repete todos os dias. Em segundo lugar, deveria ter noção do que falas sobre gostar de cães. Esse é o problema, achar que só o grupo tem amor aos animais. Aqui em casa foram quatro e uma adotada da feira de adoção da Solpra, porém dois deles, após muito amor em vida, nos deixaram.  Infelizmente todas as postagens feitas sobre cães e não só as minhas, deveriam ser vistas de outra forma, para buscar soluções e não alvo de ataques e críticas das protetoras, nesta ordem inversa do problema. Como falei, os cães são vítimas da sociedade, principalmente pelo abandono. Infelizmente esse ataque ocorre todos os dias, e afirmar que reagem dessa forma por chutes recebidos não reflete a realidade. As postagens “minhas e de outros” deveriam ser olhadas de outra forma e através delas construir algo de concreto em prol dessa população de cães que só aumenta. Minha opinião.

ANOTE AÍ NA SUA AGENDA: A edição desse domingo da Feira Livre de Artesanato será especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e acontece na Praça Vidal Ramos, em frente à Igreja Matriz, no Centro. A programação que começa às 10h deve terminar por volta das 17h e, além dos produtos oferecidos pelos artesãos, tem música ao vivo, troca de livros, recreação, maquiagem e cabelo gratuito. O evento reúne os artesãos de Laguna e região que apresentam seus mais recentes trabalhos expostos ao ar livre na praça, sempre no segundo domingo de cada mês.

DOMINGO O CINE MUSSI será palco para o espetáculo ‘Retrato Falado’, da percussionista Dandara Manoela, que une força e poesia no show. A apresentação é gratuita e integra a turnê da Rede de Teatros Sesc, circulando pelo estado. O espetáculo transita pelo samba e pelo MPB em músicas autorais que mostram faces de um ‘retrato’, que é espelho, denúncia e expressão. O show traz à tona resistências, dores, amores, riso e choro, num trato vestido de canção.


ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.