Secretaria de Saúde define UBS do Progresso como centro de triagem para coronavírus

Unidade Básica de Saúde do bairro Progresso – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Secretaria de Saúde de Laguna oficializou na tarde desta quinta-feira, 19, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Progresso como centro de triagem para atendimento de pessoas com sintomas gripais ou semelhantes aos do novo coronavírus (Covid-19).

O governo municipal aguardava desde a última sexta-feira, 13, resposta do Ministério da Saúde (MS) quanto ao credenciamento da UBS na pasta federal para servir como unidade-referência, o que ainda não aconteceu. O uso desse posto de saúde na condição de centro de triagem ocorre por decisão da secretaria local.

A unidade vai abrir de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. De acordo com a secretária Valéria Olivier, haverá equipe especializada para atender principalmente os pacientes que apresentarem os sintomas de dificuldades respiratórias.

Antes de abrir a unidade como local de triagem, a equipe médica passou por capacitação para identificar casos suspeitos. “Foram tiradas todas as dúvidas sobre a situação atual referente ao coronavírus”, diz Valéria.

A decisão da secretaria acompanha determinação do MS que decretou que os casos suspeitos de Covid-19 devem ser tratados primeiramente na rede básica de saúde. Havendo suspeita de coronavírus, as coletas serão feitas na unidade.

No primeiro dia, 17 pacientes foram atendidos, sem sintomas que indicassem possível contágio por Covid-19. Após a triagem, se houver necessidade o paciente será encaminhado ao hospital, que apesar de ter sido procurado algumas vezes por pessoas com suspeita ou sintomas gripais não deve ser a primeira opção.

Sem resultados de exames

Laguna não teve nenhum novo caso suspeito até às 19h, desta quinta-feira, 19. O número se mantém estável em quatro pacientes que aguardam resultado em isolamento domiciliar. “Ainda não tivemos o resultado dos exames [o primeiro foi encaminhado na terça-feira], pois isso depende do Lacen, que recebe demandas de todo estado”, esclarece Valéria.

Notícias relacionadas

Previous
Next