Previous
Next

Secretaria de Educação e Esportes de Laguna tem novo gestor

O prefeito Mauro Candemil (MDB) oficializou a troca de comando na Secretaria de Educação e Esportes do município, com a publicação da portaria de nomeação do professor Carlos Felipe Schmidt, que assume a função de gestor titular no lugar da educadora Marilete Nunes. A mudança é a terceira desde o início da gestão em 2017 e conta no Diário Oficial dos Municípios de quinta-feira, 19.

Ao Portal Agora Laguna, Candemil detalhou a mudança. “Foi uma questão de mudança interna que tivemos de adotar, sem nada contra à professora que saiu, muito querida e que teve a nossa empatia”, justificou. A troca de secretários ocorre no momento em que a educação atravessa uma fase complicada com a necessidade de enfrentar a pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) que chegou à Santa Catarina.

“Estamos enfrentando uma das maiores crises do país no últimos anos, tomando todas as precauções adequadas para não colocar em riscos as crianças, adolescentes, professores e demais funcionários da nossa rede de ensino”, comentou Schmidt, sobre o desafio que a pasta terá pela frente. As aulas estão suspensas por 30 dias e o atendimento presencial está paralisado inicialmente por sete dias. São 2080 alunos da rede municipal, distribuídos em vários níveis de ensino.

Uma das metas antecipadas à reportagem, são os estudos para conseguir viabilizar a distribuição de merenda escolar para os estudantes mais carentes que têm poucas formas de se alimentar diariamente.

Trajetória do novo secretário

Formado em Educação Física (Unisul) e em Pedagogia (Udesc), Carlos Felipe Schmidt é especializado também em Gestão Escolar (ênfase em administração, inspeção, supervisor e orientação escolar). É professor efetivo há 13 anos no município, mas tem 20 anos de experiência no setor educacional.

Além de educador, também foi diretor de escola e atuou também em escolas particulares. Está há sete anos na equipe de gestão da Secretaria de Educação e Esportes, onde foi diretor de escola e diretor esportivo. “Conheço a realidade de todas as unidades escolares do município, onde em quase 80% delas atuei como professor”, afirma Schmidt.

Mudanças na gestão Candemil

Carlos Schmidt é o quarto nome a administrar a secretaria. A função inicialmente foi exercida pela ex-gerente regional de Educação, Karmensita Cardoso, que ocupou o cargo de janeiro de 2017 a abril de 2019 e na sequência, de abril de 2019 a janeiro de 2020, por Janaína Preve, e por fim, Marilete Nunes, de janeiro a março de 2020.

Desde o início do ano, o governo Candemil também teve troca de secretários em outras pastas. Silvania Cappua deixou o Planejamento Urbano, cargo que ocupou de janeiro de 2017 a janeiro de 2018. Na sequência, veio Gabriela Belmiro (interina) e por fim, nomeada em fevereiro, assumiu a arquiteta Morgana Rodrigues.

Na Assistência Social, o ex-vereador Aderbal Moreira foi nomeado, em janeiro, secretário da pasta que estava sem titular desde setembro do ano passado – a gestão interina foi exercida por Valmor Pacher (presidente da Fundação Irmã Vera) e depois por Luciana Fernandes Pereira (secretária de Finanças, Administração e Serviços Públicos). Com a morte de Moreira, em fevereiro, a função passou a ser exercida pelo ex-vereador José Carlos Mendes Netto.

Notícias relacionadas