Divulgação/Sesc

O projeto “Baú de Histórias” percorrerá 30 cidades catarinenses, a partir do dia 16 de março, com quatro espetáculos de contação de histórias. São eles: “Assombros, Causos e Outros Encontros”, da Associação Cultural Matakiterani (Lages/SC); “Arandua”, da Tribo Pachorra Teatro Livre (Biguaçu/SC), “Um Rio de Memória e Gente”, da Dionisos Teatro (Joinville/SC) e  “Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão”, da La Luna Cia de Teatro (Canelinha/SC), que será apresentado em Laguna na terça-feira, dia 24, com duas sessões, às 9h e às 14h, no Sesc Cine Teatro Mussi.

Apesar de a ação ser voltada para escolas, que podem realizar agendamento pelo fone (48) 3644.3087, as apresentações estarão abertas ao público em geral com entrada franca.

Premiado na categoria desenvolvimento cultural pelo Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2019, o Baú de Histórias promove a arte da contação de histórias em Santa Catarina há 18 anos. Em 2019 o projeto alcançou um público de 31.490 pessoas, que foram impactadas através de momentos de troca, histórias compartilhadas, dicas de leitura, estímulo ao ouvir e contar, vivências artísticas, ações de formação e valorização da narrativa oral, resgate de histórias que pertencem a cultura popular, acesso a produção artística e fruição.

Espetáculo:

“Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão”: A narrativa discorre sobre um reino muito distante, um imponente castelo e uma rainha roubada. Havia homens traidores dentro da corte que estavam atrás dos bens e do poder da rainha, mas ela não sabia quem eram esses ladrões, pois eles estavam armando tudo às escondidas. Ninguém sabia quem eram eles, ninguém poderia saber, a não ser uma pessoa: um velhinho misterioso que se dizia adivinho e que vivia circulando as feiras da região. Era esse velhinho, com sua esperteza e sabedoria, que iria salvar a corte de forma astuta e sorrateira.

A seleção dos espetáculos é pautada na qualidade da encenação, relevância literária da proposta e valorização da diversidade cultural através das histórias. Até o final do ano serão 240 apresentações gratuitas realizadas por artistas que possuem trabalhos reconhecidos e que muitas vezes não chegariam a algumas localidades sem a ação do Sesc. Para os artistas, a circulação trata-se de um intensivo de apresentações, que demanda preparo, mas que também contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos. O contato diário com o público e com diferentes realidades propõe que o artista esteja em constante transformação.

SERVIÇO:

“Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão”,

24 de março de 2020 – Sesc Cine Teatro Mussi

Duas sessões gratuitas – 9h e 14h.

Ingressos no local 30 minutos antes.