Divulgação/Comunicação DEM SC

O Democratas (DEM) de Santa Catarina empossou nesta segunda-feira, 9, o novo presidente da Juventude Democratas (JDEM) no estado. A ala jovem passa a ser comandada pelo lagunense Rômulo Camilo, que atualmente é presidente do diretório municipal da sigla.

“Para mim representa mais um passo na minha trajetória política e também o reconhecimento por parte do partido do nosso trabalho e nosso potencial como liderança jovem. Por outro lado, no nível partidário, o Democratas vem acompanhando de perto o nosso trabalho em Laguna e dar base para a juventude é investir no futuro do partido”, avalia Camilo.

As conversas para que ele assumisse a ala jovem vinham acontecendo desde o fim de dezembro. O democrata afirma que tem a missão de fortalecer e fomentar o surgimento de lideranças do partido. “Quero defender o papel de protagonismo que o jovem deve ter nas discussões políticas e tomadas de decisões. Poder estimular para que muitos jovens ocupem espaços e tenham motivação para ingressar na política”, elenca o novo presidente da JDEM sobre os desafios.

A diretoria é composta também por Mariane Schorr Caesar, vice-presidente e Mariélle Madruga, secretária-geral da ala juvenil, que integram as fileiras do partido em Porto União e Capão Alto, respectivamente. Outros filiados pelo estado também completam a ala em diversas diretorias. “Precisamos entender que há espaços para serem ocupados, e, que eles podem ser ocupados por nós. É só saber se posicionar, respeitar e se fazer ser respeitado”, comenta.

A posse de Camilo foi acompanhada pelo presidente estadual, João Paulo Kleinubing (ex-deputado federal) e pelo vice-presidente do partido, Gean Loureiro (atual prefeito de Florianópolis).

Presidência não atrapalha trabalho municipal

Camilo ressalta, porém, que assumir a função na executiva do DEM como líder da juventude democrata não vai atrapalhar o andamento do projeto que o partido tem para Laguna. “Essa era uma grande dúvida que eu tinha, mas avaliando em conjunto com nossa equipe aqui em Laguna, chegamos a conclusão que só tem a somar em todos os planos, seja ele de curto, médio ou longo prazo”, diz.

Ele deve iniciar um roteiro pelo estado em abril, para conversar com lideranças e futuros membros do DEM que se enquadrem no perfil da ala jovem. Ao assumir a presidência, ele ganha uma cadeira na executiva estadual e isso vai permitir participar dos debates internos da legenda.