Foto: Getty Images

O município de Pescaria Brava confirmou na manhã desta segunda-feira, 30, o primeiro caso de coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito Deyvisonn de Souza (MDB) e pelo secretário Henrique Castro, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo a prefeitura, a paciente é uma mulher de 44 anos com histórico de viagem recente para o exterior. Os resultados dos testes foram entregues na noite de domingo, 29, pelo Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, e repassados ao município pela manhã.

De acordo com o secretário, assim que a mulher chegou no último dia 16, foi iniciado o monitoramento pela equipe da Vigilância Epidemiológica municipal. Os sintomas começaram a ser apresentados no quinto dia. “A paciente é nova, mas ela tinhas doenças pneumáticas crônicas o que colaborou [para o contágio]”. Ela está internada na UTI do hospital de Tubarão.

Atualmente, Pescaria Brava tem um caso suspeito em investigação. Outro caso, o de uma profissional de saúde, foi descartado pelo Lacen. “Entendemos que esse é o momento que precisamos, agora, de mais prevenção”, pediu Castro.